Romaria Virtual de Benigna Cardoso é oficialmente aberta em Santana do Cariri

Há 92 anos, em Santana do Cariri, nascia Benigna Cardoso da Silva, a “Heroína da Castidade”. O dia 15 de outubro tornou-se, portanto, simbólico no município. Tanto que, anualmente, os paroquianos de Senhora Sant’Ana se reúnem para participar da Missa em Ação de Graças, seguida de café comunitário e visita ao local para onde os restos mortais da jovem foi transladado, na entrada da Igreja Matriz.

Apesar da pandemia do novo coronavírus a tradição foi mantida, mas com restrições. Na quarta-feira (14), por exemplo, um quadro com a imagem da Venerável foi levado em peregrinação pelas ruas do Centro da cidade, acompanhado de fogos e vivas, além dos benditos da Romaria, que chega à 17ª edição. De suas casas, os fiéis acolheram a passagem do cortejo, com orações e preces. Eles também foram orientados pelo pároco da Paróquia Senhora Sant’Ana, Padre Paulo Lemos, a realizar o tradicional café em suas residências, colocando um quadro de Benigna próximo à sala principal. Outras manifestações de fé e devoção foram registradas na quinta-feira (15), abrindo oficialmente a Romaria de Benigna que, este ano, excepcionalmente, acontece de forma virtual.

Confira alguns registros!