Cerimônia de Beatificação de Benigna Cardoso é adiada para 2021

A Santa Missa com o rito de Beatificação da jovem mártir de Santana do Cariri-CE, Benigna Cardoso da Silva, prevista para o próximo dia 21 de outubro, foi adiada. A decisão leva em conta a atual situação de pandemia. Não há uma nova data, informou o bispo dom Gilberto Pastana, em vídeo.

“Hoje é muito improvável nós marcamos uma data. Vamos rezar, pedir a Deus que a gente vença essa pandemia, que se encontre logo uma vacina e, depois disso, sem dúvida, vamos remarcar essa data”, disse o pastor diocesano, ao mesmo tempo em que tranquilizou os fiéis: “Importante é saber que ela já foi beatificada, agora, precisa fazer a celebração”.

De acordo com Dom Gilberto, a cerimônia depende de Roma, da agenda e do calendário do Cardeal Prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, representante do Papa Francisco. Desde 2005, os ritos da beatificação são presididos pelo Prefeito dessa Congregação e realizados, preferivelmente, nas dioceses.

“Vamos rezar, pedir a Deus que a gente vença essa pandemia, que se encontre logo uma vacina e, depois disso, sem dúvida, vamos remarcar essa data. Tão logo se marque, nós estaremos comunicando a todo o povo de Deus”, concluiu o pastor diocesano.

Assista ao vídeo:

Em dois de outubro de 2019, o Papa Francisco autorizou a beatificação de Benigna, que há muito é invocada pelos fiéis como intercessora e “heroína da castidade”. Anualmente, uma romaria é organizada em sua homenagem, reunindo milhares de peregrinos.

Conheça a história dela, acessando: https://diocesedecrato.org/benigna-cardoso-a-primeira-beata-do-ceara/

Para saber mais:

É com os ritos da beatificação e da canonização que a Igreja celebra a santidade como expressão das “maravilhas” realizadas pelo Senhor na vida do seu Povo. Com a leitura oficial da Carta Apostólica, feita por um representante, o Papa concede o título e as honras de Beato ao servo de Deus em questão. O rito é feito durante a Celebração eucarística, precisamente depois do ato penitencial e antes do cântico do “Glória”.

Detalhes sobre o rito podem ser encontrados aqui: https://www.vatican.va/roman_curia/congregations/csaints/documents/rc_con_csaints_doc_20050929_saraiva-martins-beatif_po.html

Por: Patrícia Mirelly/Assessoria de Comunicação