Nossa Senhora das Candeias

Compartilhe:

No dia 2 de fevereiro, o ciclo das principais romarias de Juazeiro chega ao seu término, por ocasião do dia de Nossa Senhora das Candeias que, no calendário litúrgico esta festa é associada ao dia da Apresentação do Senhor.

Padre Cícero foi o mentor desta festa. Diz a história que ele fomentou a realização de uma grande procissão de luzes, onde os romeiros e os próprios habitantes de Juazeiro saíam pelas ruas, conduzindo candeeiros e lamparinas, reverenciando a pessoa de Nossa Senhora que recebe o título de Nossa Senhora das Candeias.

Tal festa encontra sua razão de ser exatamente por conta do contexto bíblico e litúrgico que é atribuído a este dia. Ao apresentar o menino Jesus no templo, conforme a tradição judaica, Nossa Senhora estaria apresentando a todo o mundo a luz dos povos que veio para tirar das trevas, libertando a todos do pecado e da maldade do mundo.

Semelhante às demais romarias, a romaria de Nossa Senhora das Candeias conta com inúmeros romeiros em Juazeiro para celebrações eucarísticas, realização de promessas, confissões, entre outros. Ao longo de toda a romaria, Juazeiro do Norte acolhe cerca de aproximadamente 400 mil romeiros.

 

Por: Padre Aureliano Gondim