Paróquia Senhora Sant’Ana, 100 anos de fé e devoção

No findar da tarde deste domingo, dia 29 de janeiro, aconteceu a celebração solene do centenário da Paróquia Senhora Sant’Ana, em Santana do Cariri, no pátio da Igreja Matriz, sendo presidida pelo pároco, padre Paulo Lemos, e concelebrada por vários sacerdotes, dentre eles os nascidos no município.

No intuito de resgatar a memória dos devotos da padroeira, logo no início da celebração uma pequena imagem de Senhora Sant’Ana foi levada até o altar. A imagem, adquirida ano passado, continha os traços da mesma trazida pelos irmãos Feitosas em 1710, que ficou no altar-mor da capela primitiva até 1876 e foi roubada em 1976.

O padre Fabiano conduziu a imagem até o altar. (Foto: Patrícia Silva)

Emocionado, o pároco falou da alegria em vivenciar este momento: “100 anos de história marcados por altos e baixos, mas sobretudo pela fé resistente do Neto de Senhora Sant’Ana, Jesus Cristo Nosso Senhor, que vem abençoando gerações e gerações através de muitos testemunhos de santidade, amor e fraternidade”. Padre Paulo ainda destacou a necessidade de dar continuidade a missão evangelizadora: “Sejamos sempre mais uma Igreja acolhedora, misericordiosa e fraterna testemunhando o amor de Deus para com todos, preferencialmente com os pobres e marginalizados. Que surjam novas lideranças, para comporem novos grupos, a fim de suprir as necessidade que ainda temos, diante do projeto missionário de uma Igreja em Saída, como pede o Papa Francisco”.

Dentro da solenidade os leigos renovaram o compromisso missionário, dentre eles dona Nair Sobreira, de 81 anos, que era amiga da Serva de Deus Benigna Cardoso. “Eu esperava por este momento, mas imaginei que não iria chegar a ver. Eu vinha para cá com Benigna, lembro de coisas bonitas que ela fazia. A nossa caminhada até a Igreja só era falando de Igreja. Para mim ela era uma santa em vida. Tenho certeza que se ela estivesse viva estaria muito feliz, pois era devotíssima de Senhora Sant’Ana”, falou.

O pároco com os padres que concelebraram. (Foto: Patrícia Silva)

Ao final da celebração todos os padres que concelebraram, junto com os representantes das comunidades, pastorais e movimentos foram presenteados com um quadro do centenário.

A Paróquia Senhora Sant’Ana foi criada pelo primeiro bispo da diocese de Crato, dom Quintino Rodrigues de Oliveira e Silva, em 30 de janeiro de 1917, o mesmo mês de criação da Paróquia Nossa Senhora das Dores, de Juazeiro do Norte, hoje Basílica Santuário. As duas paróquias trouxeram grandes frutos para a diocese de Crato, que alimentam cada vez mais o ser “romeira”: Senhora Sant’Ana, a devoção a Serva de Deus Benigna Cardoso, e Nossa Senhora das Dores, a devoção ao Padre Cícero Romão Batista.

O pároco pediu que quadro seja colocado na capela como uma recordação do primeiro centenário. (Foto: Patrícia Silva)

O Ano Jubilar

O ano jubilar foi aberto por dom Fernando Panico em 30 de janeiro de 2016. No decorrer destes meses foram realizadas peregrinação com a imagem de Senhora Sant’Ana pelas comunidades, momentos de formação, celebração da coroação no mês de maio com a consagração da Paróquia ao Imaculado Coração de Maria, festas de padroeiros nas comunidades com reflexão sobre o centenário, a festa de Senhora Sant’Ana marcada pela espiritualidade do jubileu, a Romaria de Benigna exaltando seu testemunho de santidade fruto da caminhada paroquial, crismas, Natal em família e, concluindo as atividades, aconteceu as Semanas Eucarísticas.

Como fruto desta comemoração jubilar foram criados os Conselhos Pastoral e Econômico da Matriz e das Capelas.

A paróquia centenária foi presenteada pela Paróquia São Sebastião, de Nova Olinda, com um cálice e uma patena. (Foto: Patrícia Silva)

Recordação

Um dos sacerdotes filhos da terra, o padre Joaquim Cláudio de Freitas, foi convidado a proferir a homilia e durante este momento ele recordou a caminhada da Paróquia até a celebração deste primeiro centenário. “A festa deste dia é primeiro que tudo um marco da fé cristã católica que aqui foi plantada por homens e mulheres tementes a Deus e ao evangelho e tendo como exemplo de seguimento a Deus, Senhora Sant’Ana, que do alto deste altar abençoa esta cidade com sua paróquia centenária”, disse.

A começar pela Serva de Deus, Benigna Cardoso, várias pessoas foram mencionadas pelo sacerdote como o padre Cristiano Coelho, a catequista madrinha Eurenice Coelho, dona Munda da Araporanga, Moisés Pedralinho dos Anjinhos, Raimunda do Brejo Grande e Hortelina e seus cuidados com as crianças, todos já falecidos.

O pátio da Igreja Matiz ficou repleto de fiéis. (Foto: Patrícia Silva)

Muitos dos que contribuíram e contribuem para a missão nesta Igreja centenária ainda estão vivos e o padre Joaquim também recordou alguns deles. “Padre Paulo Moura, padre Cícero Gomes, padre Paulo Lemos, irmã Beatriz, irmã Judite e a matrona de todas as catequistas madrinha, Nair Sobreira Feitosa”, mencionou.

Além do padre Joaquim, a Paróquia Senhora Sant’Ana já deu mais quatro sacerdotes para a Igreja: padre Orsini Nuvens, padre José Humberto, padre Fabiano e o padre Elias.