Nota de pesar pelo falecimento da Irmã Maria dos Anjos – FSTJ

Religiosa da Congregação das Filhas de Santa Teresa de Jesus – FSTJ – Irmã Maria dos Anjos Pereira faleceu às 4:30 da manhã desta segunda-feira (27/05) no Hospital São Francisco, em Crato, aos 96 anos, vítima de pneumonia aguda. A informação foi confirmada pela própria congregação. Irmã Maria, como era conhecida, será velada a partir do meio-dia, na Capela da Casa Mãe, à Rua Dom Quintino, 835, em Crato; e sepultada às nove da manhã desta terça-feira, no Cemitério Nossa Senhora da Piedade, também em Crato.

Irmã Maria nasceu em 27 de abril de 1923, em Caririaçu. Chegou à Congregação das Filhas de Santa Teresa em 1º de janeiro de 1942. Foi responsável pela residência episcopal no bispado de Dom Francisco de Assis Pires, entre os anos 1953 e 1959; e Dom Vicente de Paulo Araújo Matos, entre os anos 1968 e 1971, em Crato. Também foi ministra extraordinária da Comunhão Eucarística (MECE) e catequista na Paróquia Nossa Senhora da Penha – Sé Catedral.

No Pensionato Nossa Casa, em Crato, desde 1978, acolhia estudantes do interior, dentre outros hóspedes, desempenhando trabalhos artesanais, animando a comunidade e cuidando da Capela São José.

Foto: Reprodução

Para a superiora-geral, Madre Vera Lúcia Alves de Andrade, foram noventa e seis anos vividos a serviço da missão. “Nasceu para ser Religiosa Consagrada, sua vida foi um grande exemplo de santidade para a Comunidade, a Congregação e a Igreja. Mulher simples, fiel aos votos professados, não fez extensos estudos intelectuais, mas dedicou-se tão somente a servir por amor e vocação. Um traço forte, que merece destaque, é o seu zelo pelas vocações sacerdotais e religiosas. Quantos seminaristas e sacerdotes ajudou, era muito diligente no atendimento aos Srs. Bispos. Todas as pessoas que conheceram Ir. Maria tem uma história de amor e dedicação a contar”, disse a religiosa, em comunicado.

O bispo diocesano, Dom Gilberto Pastana, emitiu nota de pesar, na qual manifesta suas condolências às Filhas de Santa Teresa de Jesus ao mesmo tempo em que, unindo-se a elas, reza pela páscoa definitiva de Irmã Maria dos Anjos.

Leia na íntegra:

Nota de pesar pelo falecimento da Irmã Maria dos Anjos – FSTJ

Crato, Ceará, 27 de maio de 2019

Irmã Maria dos Anjos foi escolhida para se consagrar a Deus pelos sagrados vínculos da religião ao serviço do Senhor. Observando os conselhos evangélicos, esforçou-se por seguir mais de perto a Jesus Cristo, na Congregação das Filhas de Santa Teresa de Jesus, por meio da qual produziu frutos abundantes, sobretudo como catequista e ministra extraordinária da sagrada comunhão, além do zelo dispensado aos meus predecessores: Dom Francisco e Dom Vicente. Seus serviços pastorais, inspirados na fé cristã, haverá de continuar no trabalho abnegado das suas coirmãs, cotidianamente.

Hoje, ao partir para a Casa do Pai, Irmã Maria dos Anjos canta, mais de perto, seu hino esponsal: “Recebe-me, Senhor, segundo a tua promessa!” (Sl 118, 116). Agradeçamos, então, a Deus por sua vida e vocação.

Unindo-nos às teresianas, aos demais familiares e amigos, elevamos a nossa prece solidária, na certeza de que Irmã Maria dos Anjos já goza das alegrias eternas, reservadas para àqueles que, na vida, souberam amar a Cristo servindo os irmãos.

Em Cristo ressuscitado,

Dom Gilberto Pastana de Oliveira