É lançada a logomarca oficial dos 140 anos do Seminário Diocesano São José

No dia 7 de março de 2015 o Seminário Diocesano São José, em Crato- CE, irá completar 140 anos de existência e, para celebrar este momento especial, foi lançada a logo oficial que traz a marca desta festividade.

Segundo os seminaristas autores da arte, José Alberto Bezerra Ferreira e Jeferson dos Santos, a logomarca é uma síntese entre o moderno e o tradicional, e apresenta a harmonia da celebração jubilar dos 140 anos do Seminário São José, caracterizando o seu percurso histórico antigo pelas faixas com as inscrições “Seminário São José e 140 anos”, e seu percurso atual com os traços e estilo vetorizados, sendo a imagem do seminário responsável pela harmonia presente no desenho.

O desenho reúne também recursos como espacialidade, dimensão, cores, formas e objetos, além de possuir uma alta resolução podendo ser impressa nas mais diversas formas: papel, metal, tecido, plástico etc.

O dia da grande comemoração, 07- 03, contará com uma programação no próprio seminário começando às 9h com o encontro dos ex- alunos do seminário, às 10h celebração das Santa Missa e após a missa o lançamento do livro do Professor João Teófilo Pierri “O casarão de 1875 no encontro de 2014”.

Entenda os elementos presente na logo

Seminário: Desenho minucioso, esboçado em estilo vetorizado, permitindo a valorização da arquitetura original pela riqueza de detalhes e ao mesmo tempo um estilo moderno por meio dos traços e cores, o que permite a harmonização da arte. É Casa e Escola de Formação, “Oficina de São José”, edificado sobre a colina, a rocha.

Colina: Esboçada por uma faixa ondulada nas duas cores: vermelha e dourada, apresenta traços da arte moderna, permitindo o sentido de espacialidade, de dimensão. É um símbolo do seminário, edificado sobre a rocha, o fundamento dos apóstolos que é o próprio Cristo.

Palmeira: Posicionada ao lado direito do seminário, encontra-se acima de determinada arquitetura significando o caráter de interseção, mas abaixo da cruz de Cristo, significando o caráter de servidão. Simboliza o padroeiro São José “o justo” que, conforme o Sl. 92 “brota como a palmeira, cresce como um cedro no Líbano. Plantados na casa de Iahweh, brotam nos átrios do nosso Deus (Sl 92,13). Apresenta tonalidade leve em harmonia com o ambiente preservando a centralidade da arte que está na imagem do Seminário.

140 anos: Posicionado logo abaixo da colina em estilo tradicional (faixa comemorativa em sintonia com o nome “Seminário São José”), evoca a fundação do Seminário que estar alicerçado em sua própria história e que tem por fundamento Jesus Cristo, a pedra angular. Uma história que se atualiza e nos orgulha, por isso o sentido de celebrá-la.

Estrela: sua posição representa a ideia de movimento caracterizado pelo desenho do arco circundado todo o espaço no qual esta situado o Seminário, permeando toda a sua história e acenando sua continuidade. É Cristo que chama em todos os tempos e lugares homens à vocação ministerial e se faz presente em todo o processo formativo. Assim como se faz presente na vida de Maria, dos Magos, dos Discípulos, também se faz presente hoje na história que celebramos e na vida de cada um que Ele chama.

Adornos: presentes no esboço do seminário, representam a presença singela de Maria Santíssima, mãe das vocações que, sem a pretensão de aparecer está sempre presente. Está representada também pela cor vermelha na íntima união com seu filho Jesus Cristo: carne de sua carne, sangue de seu sangue.

Cores: sóbrias e harmoniosas, representam a festa, o júbilo, a alegria dos 140 anos. Significam ainda a presença de Cristo, de São José e de Maria na vida do seminário e dos sacerdotes.

*Com informações do Seminário Diocesano São José