O processo de acompanhamento para que um jovem se torne sacerdote é iniciado mesmo antes dele ingressar no seminário. Na diocese de Crato todo o acompanhamento é feito pela Pastoral Vocacional, que realiza encontros durante todo o ano com aqueles que manifestam o desejo de dedicar sua vida a Igreja através do sacerdócio.
Para isso a pastoral realiza cinco encontros, onde são trabalhadas as cinco dimensões do processo formativo: humano afetiva, comunitária, acadêmica, pastoral e espiritual. Os dezoito vocacionados que desejam ingressar no Seminário Propedêutico Dom Fernando Panico em 2017, participaram no sábado, dia 17 de agosto, do quinto encontro onde foi trabalhada a dimensão pastoral.
Neste dia os vocacionados, acompanhados pelo padre Cícero Luciano Lima, reitor do Seminário Propedêutico, visitaram o Abrigo Jesus, Maria e José e o bispo emérito dom Newton Holanda Gurgel, quarto bispo da diocese de Crato.
Durante o encontro dom Newton animou os jovens a não desistirem da vocação e a seguirem firmes até o fim. “Os vocacionados ficaram muito contentes pelo exemplo de doação que ele teve com a nossa diocese. No decorrer da conversa os vocacionados diziam a cidade de onde eles eram e o bispo lembrava de algumas pessoas daquele município”, relatou o reitor.
Além deste encontro, para que os vocacionados tenham contato com a dinâmica da vivência da casa formativa, eles passam um final de semana por mês no seminário no decorrer do ano.
O quinto e último encontro, onde será trabalhada a dimensão espiritual, acontecerá em novembro e nele os vocacionados participarão de um retiro de espiritualidade, mas antes, no mês de outubro, o padre Luciano irá até a casa de todos os vocacionados para conhecer as famílias e o pároco de cada um. Os dezoito vocacionados, uma vez aprovados após todo o acompanhamento, ingressarão no Seminário Propedêutico em 2017.





