Dias 08, 09 e 10 de maio, aconteceu no Centro de Expansão Dom Vicente de Araújo Matos, em Crato- CE, o Despertar Vocacional 2015, que teve como tema “Vocação: chamado, preparação e serviço” e contou com a participação de aproximadamente 100 jovens de diversas paróquias da Diocese de Crato.
O encontro busca fazer com que os participantes possam discernir melhor sobre o chamado que Deus faz a cada um deles, sendo realizado anualmente pela Pastoral Vocacional Diocesana – PVD e o Serviço de Animação Vocacional – SAV, que são compostos por seminaristas do Seminário Diocesano São José e membros de diversas congregações religiosas e novas comunidades presentes na Diocese.
“O Desperta Vocacional tem como objetivo fazer com que o jovem desperte para a vocação à qual Deus lhe chama seja ela a vida sacerdotal, vida consagrada, vida religiosa ou a vida matrimonial. Todas as vocações que Deus concede ao homem e à mulher tem a possibilidade de ser despertada nesse encontro”, afirmou o promotor vocacional, Seminarista Damião Ferreira.
Na programação os jovens puderam conhecer os diversos carismas existentes na Igreja, participaram de dinâmicas, trabalhos em grupo e reflexões sobre diversos temas da vida religiosa, trabalhando as diversas vocações.

Para o vocacionado André Luiz Salviano, da Paróquia de São Raimundo Nonato, de Várzea Alegre, o Despertar Vocacional é um momento de formação, de silenciar para escutar a vontade de Deus, encorajando os participantes a responderem ao chamado que o Criador faz a cada um de modo particular. “O encontro é uma grande oportunidade que a nossa Diocese dá aos vocacionado de discernir o seu chamado e, aos que tem a sua vocação já conhecida, alimentar cada vez mais”, afirmou.
O bispo Dom Fernando Panico também esteve presente no Despertar Vocacional, falando aos jovens sobre a importância do sim de cada um para a evangelização. “A palavra vocação deriva do latim ‘Vocare’, que significa chamado. Um chamado ao serviço, a doação, a se dedicar em favor da salvação dos mais necessitados e o sim fiel de vocês a vocação a qual Deus os chama, é o que fará com que muitas pessoas conheçam o amor de Deus e a salvação que Cristo oferece a todos os povos. Não tenham medo de assumir o chamado de Deus, pois Ele está conosco para nos encorajar em cada dia”, afirmou.
O encontro encerrou com uma celebração eucarística, e os jovens desejosos de continuarem o discernimento vocacional foram dirigidos às Congregações Religiosas e ao Seminário Diocesano São José, para uma atenção mais personalizada de acordo com os carismas.





