Na noite desta sexta- feira, dia 22 de março, os fiéis que participaram a Missa e Hora da Graça de São João Paulo II, na Capela do Seminário Propedêutico, em Crato, presenciaram um momento importante da vida dos oito seminaristas que residem na casa de formação: a vestição. A celebração foi presidida pelo bispo da diocese de Crato, dom Gilberto Pastana.
O ritual aconteceu logo após a homilia. O bispo convidou os jovens para, diante da comunidade, renovarem as promessas batismais. Em seguida foi rezada a oração de bênção da vestimenta e, logo após, os seminaristas vestiram, cada um, sua túnica, que eram todas elas, na cor branca, que para Igreja é sinal de pureza. Emocionados, ao som da música Alma Missionária, eles cumprimentaram os que estavam no presbitério.
“A bênção das vestes quer simbolizar mudança de vida. Não tem como ser cristão se a cada dia não matamos, em nós, o homem velho para ressurgirmos, com o Senhor, um novo homem e, nesse homem novo a gente vai construindo tanto a vida pessoal, como também a vida comunitária. Dai porque na vida cristã, a vida comunitária é fundamental, porque é na vida comunitária que nós somos capazes de olhar, conjuntamente, para o discipulado, para a vida de Jesus”, explicou dom Gilberto.
E foi isso o que eles entenderam. Lucas Iarley, um dos seminaristas, por exemplo, disse que este passo em sua caminhada vocacional gera comprometimento com Deus e com o povo a qual ele se sente chamado a cuidar, através do sacerdócio. “Revestidos da pureza estamos no caminho da salvação. A partir de hoje poderemos usar túnica nas celebrações. Pra gente é um momento de graça, de responder, a cada dia, o chamado de Nosso Senhor, recordando a radicalização do batismo. Com este ato respondemos seriamente o nosso chamado, o sim à pureza sacerdotal, à pureza de Nosso Senhor. Dá testemunho de Jesus Cristo, amando uns aos outros, é o nosso papel”, disse.
Além do reitor, padre Cícero Luciano Lima, do padre Antônio José do Nascimento e do frei João Batista, que concelebraram a missa, familiares e amigos dos jovens participaram da celebração.
Por: Jornalista Patrícia Silva- MTE 3815/CE











