Quem passou em frente à Igreja dedicada a Nossa Senhora de Lourdes, em Juazeiro do Norte, viu a Matriz enfeitada de fitas e bandeirolas, aos arredores barraquinhas e tendas. O início do mês de fevereiro é tempo de festa para toda a comunidade que celebra o novenário dedicado a sua padroeira. A memória é celebrada no dia onze, mas o encerramento aconteceu somente neste domingo (16). A celebração só começou no fim da tarde, mas logo cedo os fiéis foram chegando e tomando acento no interior e nos arredores da Igreja. Uma multidão reunida para cantar louvores à Maria.
A liturgia deste domingo, o 6º do Tempo Comum exortou o desejo de assumir a missão de anúncio do reino de Deus, de forma livre e honesta. Nas leituras, assim como no evangelho, fala-se do seguimento das leis – os mandamentos que o Senhor deixou. São regras que devem ser seguidas, mas o próprio Cristo adverte que sejam feitas por Amor a Deus, e não à lei. Assim ressaltou o bispo diocesano, em sua homilia. O mandamento é o mandamento do Amor. Trata-se de criar convicções profundas que geram vida. Não é suficiente uma fidelidade material a lei. A lei – os mandamentos, foi criada para garantir e preservar a vida, e não usar a vida para preservar a lei”, disse Dom Gilberto.
Maria, em sua vida, foi uma mulher fiel as leis, e sobretudo á vontade de Deus para com ela. “Sejamos sinceros ao nosso amor por Deus, e também ao nosso amor à Maria, Nossa Senhora de Lourdes, hoje em especial, em que agradecemos pelo seus testemunho”, completou. Diariamente a Virgem convida o povo a junto com Ela, seguir os passos de Jesus. Para honrá-la, ao final da Missa uma procissão luminosa percorreu ruas do bairro, enquanto o povo entoava hinos de louvor e agradecimento àquela que todos os dias, os ensinam a amar mais a Deus. No carro-andor palavras que caracterizam Maria foram afixados: Mãe, intercessora , acolhedora, protetora, amorosa. Nas casa, singelos altares foram preparados om flores, velas e imagens de Nossa Senhora.
Voltando para a Igreja, os fiéis receberam a Benção do Santíssimo Sacramento, que concluiu mais uma Festa à Nossa Senhora de Loudes.
Por Mychelle Santos / Assessoria de Comunicação















