Vão e ensinem: Escolas Teresianas promovem encontro para discutir o contexto da Educação atual

Compartilhe:

“Vão e ensinem”. Tal como o imperativo de Jesus ao seus discípulos, impelindo-os à evangelização dos povos mundo a fora, as seis escolas dirigidas pela Congregação das Filhas de Santa Teresa de Jesus (criada pelo primeiro bispo da Diocese de Crato, Dom Dom Quintino Rodrigues de Oliveira e Silva) reuniram-se no Bairro Lameiro, em Crato, a fim de discutir o contexto da Educação atual e suas implicações na prática pedagógica, com ênfase às reformas do Ensino Médio, Base Comum Nacional, Educação Especial e Diretrizes para a formação de professores. O encontro, que este ano chegou a sua 30º edição, deu-se nos dias 01, 02 e 03 de julho.

Para a superiora geral da Congregação, Madre Vera Lúcia Alves de Andrade, todos os encontros organizados até aqui testemunham claramente a vitalidade da Educação, segundo o carisma teresiano, constituindo pontos luminosos da sua história nas cidades onde os colégios estão situados: Santa Teresa de Jesus, em Crato; Senhor do Bonfim, Icó; Antônio Araripe, Tauá; Nossa Senhora Auxiliadora, Sousa – PB; Nossa Senhora de Lourdes, Campo Maior – PI, e Irmãos Dantas, em Piracuruca – PI. “Realizá-los é, portanto, ocasião de afirmar, sempre mais, a continuidade da missão recebida, para levá-la às crianças e aos adolescentes de nosso tempo, tendo em conta as exigências e as possibilidades que se descortinam com o avançar da sociedade e da tecnologia”, explicou.

Como no ano anterior, o encontro foi assessorado pela professora adjunta da Universidade Estadual do Ceará, Geandra Cláudia Silva Santos, ex-aluna teresiana. “No presente momento da Educação, o convite que nos é feito é o de trilharmos o caminho do ‘otimismo realista’, que nos permite encontrar ‘o melhor do possível’. Desse modo traremos para nossa responsabilidade o desafio de mudar de ‘dentro para fora’, propondo-nos a aprender com os outros, buscando sempre as melhores práticas em nosso campo de atuação”, acrescenta a madre.

O Encontro de Educadores Teresianos começou em 1982, quando as irmãs diretoras e educadoras se reuniam para estudar temáticas relacionadas às Campanhas da Fraternidade, passando, depois, a contemplar outros conteúdos e propósitos. A programação deste ano contou com análise da conjuntura da Educação, partilha de experiências, dentre outros momentos.

Para saber mais:

Escolas Teresianas, assim chamadas por estarem vinculadas à Congregação das Filhas de Santa Teresa de Jesus, têm por objetivo primeiro do trabalho educacional o desenvolvimento dos sentimentos religioso e moral, buscando articular, de forma equilibrada e coerente, a ciência e a espiritualidade.

Veja vídeo-mensagem gravado por Dom Gilberto Pastana aos educadores teresianos:

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts