Ungidos para proclamar, com alegria, o evangelho de Cristo

Compartilhe:

Os dons do Espírito Santo de Deus escritos em molduras próximas ao altar da Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, em Juazeiro do Norte, fazia menção ao sacramento do Crisma, recebido por 70 fiéis durante a celebração eucarística presidida por dom Gilberto Pastana e concelebrada pelo padre Francisco Luís dos Santos, na noite  desta sexta- feira, dia 14 de dezembro.

Para chegarem a este momento conclusivo, os crismandos participaram, semanalmente, de encontros formativos durante onze meses. De inicio a Nathália Santos não deu tanta importância, mas a medida que os encontros iam acontecendo ela foi gostando, se apaixonando pela missão de batizada e se comprometendo com o anúncio do evangelho. Ela não teve dúvida sobre o propósito que deve assumir após esta missa: “Quero me engajar na pastoral catequética, ensinando o que aprendi”. Nathália foi a primeira de sua família a ser crismada, motivo que a deixou ainda mais realizada.

Para os catequistas a coroação dos meses de formação também foi motivo de alegria, principalmente devido a expectativa da resposta dos confirmados ao ingresso na vida da comunidade. “Ficamos com o coração cheio de gratidão, especialmente por vermos tantos jovens dando seu sim a Deus e a Igreja”, disse o coordenador paroquial da catequese do crisma, Ezequiel Laurentino.

Todos os crismados, que vinham da Matriz e das comunidades Nossa Senhora das Graças e São José, juntamente com os catequistas, ganharam o Livro “Eu Creio”, para aprofundarem seus conhecimentos sobre a doutrina da Igreja Católica.

Engajamento na comunidade

O pedido de dom Gilberto esteve voltado à comunidade, para acolherem os crismados abrindo espaço para se engajarem nas atividades de evangelização, e aos crismados, para que coloquem os dons dados a eles por Deus, à serviço da Igreja e do povo.

“Acolham estes crismandos em suas comunidades, pastorais e movimentos e ofereçam para eles continuidade nessa vivência, para que não apaguem o fogo do Espirito de Deus que hoje estão recebendo”, falou o bispo direcionado aos membros da comunidade presentes na celebração.

“Vocês crismandos têm que sair daqui diferentes, conscientes de que vocês tem agora o Espirito de Deus, motivados a fazer o bem, a olhar para os outros com o olhar de Jesus, a se aproximar dos outros com o Espirito de Jesus e assim ajudar na construção do seu reino e na edificação da sua igreja”, disse dom Gilberto aos crismandos.

Dom Gilberto ainda destacou que a partir do recebimento deste sacramento os crismados passam a viver a iniciação a vida cristã, incentivando-os ao engajamento na comunidade. “A comunidade nos oferecem muitas oportunidades. Existem muitas funções, serviços, ministérios. Deus nos dá os dons para que a gente dê a comunidade, não para nos distanciarmos dos outros. O Espirito de Deus nos faz humildes e participantes da comunidade. O Espirito de Deus motiva a vida humana para que ela se torne cada vez mais vida divina. Temos que deixar o Espirito agir para que consigamos ser cristãos”, disse.

O bispo ainda motivou os jovens à fazerem com que a Igreja seja parte de suas vidas.

 

Por: Jornalista Patrícia Silva (MTE 3815/CE)

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts