Além do calendário de visita aos padres da diocese de Crato, dom Gilberto Pastana cumpre uma agenda com outros compromissos. Hoje, dia 16 de outubro por exemplo, ele esteve em Caririaçu onde conheceu o Carmelo São José, presidiu a missa na Matriz de São Pedro e inaugurou a Galeria São José Operário. “Uma surpresa agradável”, assim definiu o bispo este dia.
Agradável desde o início quando foi acolhido no Carmelo, onde membros da comunidade prepararam cada detalhe para receber pela primeira vez a visita do pastor. No altar foi colocada uma imagem de Santa Teresa D’Ávila. A voz suave de Michele Barbosa, entoou uma música que o bispo teve que se segurar a emoção para não chorar.
“A vida nos causa muitas surpresas. As vezes surpresas desagradáveis e as vezes surpresas agradáveis. E hoje estou vivendo esta surpresa agradável. Cheguei aqui e encontrei vocês preparados para acolher o pastor. Estou muito agradecido e mais feliz ainda fiquei quando entrei aqui e me deparei com a imagem de Santa Teresa D’Ávila. A diocese de onde eu estou vindo é dedicada a ela, ontem foi o dia dela e eu estive em sintonia com as pessoas da diocese de Imperatriz que estavam vivendo as celebrações dedicadas a Santa Teresa. Quando entrei aqui e vi a imagem de Santa Teresa quase vocês me fazem chorar. Obrigado por toda estas manifestações de carinho”, disse o bispo.
As homenagens não pararam por ai. A vereadora Onasses Viana, em nome do prefeito João Marcos, deu as boas- vindas ao bispo e lhe presenteou com um buquê de flores. A irmã Vilma Alves, da Congregação Irmãs Missionárias Carmelitas, presenteou dom Gilberto, em nome de toda comunidade, com uma imagem da padroeira do Carmelo, Nossa Senhora do Carmo. Ao som da estrofe cantada “Mãe, ó mãe, abre teus braços e acolhe teu filho”, dom Gilberto recebeu o presente como se estivesse se entregando de corpo e alma nos braços da Mãe de Jesus, confiando toda sua vida, seu pastoreio nas mãos daquela que o protege com seu divino manto.

“Ele vem para fortalecer as comunidades, provocar o dinamismo e o ardor missionário. Dom Gilberto é um homem muito simples, mas de muita sabedoria que enriquece e fortalece todos nós. Estamos feliz com a presença dele entre nós”, disse irmã Vilma.
Após a acolhida no Carmelo, dom Gilberto seguiu em caminhada até a Igreja Matriz de São Pedro, mas antes, na calçada da capela, parou para abençoar uma criança cadeirante que foi levada por sua mãe para vê-lo.

Chegando na Igreja Matriz, o bispo presidiu a Santa Missa que foi concelebrada pelo pároco padre José Cláudio da Silva. Como em dia de festa, todos os espaços da Matriz estavam preenchidos e do lado de fora os fiéis também participavam da celebração. O motivo há mais para a festividade deste dia foi a inauguração da primeira parte da Galeria São José Operário, que aconteceu logo após a celebração da Santa Missa.
Galeria São José Operário
Oito boxes, dois quiosques e um restaurante com praça de alimentação. Este é o espaço que compõem a primeira parte da Galeria São José Operário, localizada próximo a Matriz de São Pedro, em Caririaçu. Estes espaços serão alugados e o revertido em obras sociais e atividades missionárias da paróquia.

As obras tiveram início em dezembro de 2014 e contou com um investimento de aproximadamente duzentos mil reais. O objetivo, segundo o padre Cláudio, é oferecer a comunidade um centro social no intuito de contribuir para a promoção integral dos paroquianos, dentro de um espaço de solidariedade humana, cristã e social. “Aqui serão oferecidos trabalhos e o fruto do trabalho iremos partilhar com os mais necessitados como gesto de amor e generosidade”, disse.
Dom Gilberto e padre Cláudio descerraram a placa. Logo após o bispo abençoou com água benta todos os espaços e, para encerrar este momento, os paroquianos participaram de um Coffee Break.

Segundo o pároco em 2017 a segunda parte da obra deve ser concluída.





