Uma comunidade itinerante: Irmãs Sacramentinas são acolhidas na Paróquia São Francisco de Assis, em Salitre

Na liturgia dominical deste 4º domingo do Tempo Comum, a Paróquia de São Francisco de Assis, em Salitre, alegre, acolheu, em seu meio, religiosas  da Congregação das Religiosas do SS. Sacramento – as irmãs sacramentinas, como são conhecidas – que, a partir deste ano de 2023, farão desta comunidade paroquial sua terra de missão.

Com o carisma Eucarístico e Missionário, não havia outro lugar para acolhê-las que não fosse ao redor da Mesa da Eucaristia, durante Santa Missa presidida pelo bispo de Crato, Dom Magnus Henrique. “Cuidem bem das irmãs!”, pediu o pastor diocesano aos paroquianos. A celebração foi concelebrada pelo pároco, o Pe. Marcus Dantas, e pelo paróco e vigário paroquial de Santana do Cariri , os padres Idemário Muniz e Paulo Evangelista. Como gesto de fraternidade, também as religiosas Servas do Sagrado Coração de Jesus participaram da liturgia, e acolheram as irmãs de vida religiosa.

As Sacramentinas estão presentes na Diocese de Crato há quase 40 anos. Atuaram na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Brejo Santo, durante cerca de trinta anos. De lá, germinou o desejo de uma missão evangelizadora itinerante, que pudesse percorrer todo o território diocesano, em missão. Assim nasceu o Projeto Itinerante das Irmãs Sacramentinas, em sintonia com o desejo do Papa Francisco de uma “Igreja em saída”.

“A presença das religiosas é uma presença missionária, onde irão atuar na preparação e formação de novas lideranças nas pastorais e movimentos, visita as famílias”, explicou o pároco. Este será o papel de Irmã Maria de Fátima, Irmã Ronalda e Irmã Flávia na comunidade paroquial.

Comunidade Itinerante – Diferente do habitual, as religiosas chegam na paróquia com tempo previsto para deixar a comunidade e irem para uma nova missão. Durante cinco anos, as religiosas permanecem na paróquia, onde trabalham, junto ao pároco, no cuidado e na formação pastoral e missionária dos agentes e das comunidades. A primeira experiência itinerante aconteceu na Paróquia Santo Antônio, em Jardim, de 2018 à 2022. Neste ano, as religiosas dão inicio a mais uma missão, agora nas terras do Pai Seráfico, São Francisco, em Salitre.

Para saber mais sobre a Congregação das Irmãs do SS. Sacramento, clique aqui.

Por Assessoria de Comunicação