Um pequeno inesquecível

Compartilhe:

Afirmam os estudiosos do Padre Cícero que este era um homem pequeno, baixo. Contudo, contemplamos um elevado ser, uma alma altaneira, uma mente grande, tão grande que passados tantos anos de sua viagem para uma dimensão atemporal, permanece vivo e forte no coração de cada nordestino ou não que conserva em si sua doutrina, seu ensino, seus ideais. É grande, porque conserva-se vivo, inesquecível em muitos humanos como ele, que se encantam com sua história.

Permanece vivo e grande no interesse de tantos homens e mulheres dados à cultura, os quais se debruçam sobre sua vida como objeto de pesquisa, de estudos, ao passo que esta tornou-se fonte de tantas teses, livros, trabalhos. Permanece inesquecível e imortalizado na cultura, nas múltiplas músicas compostas e interpretadas por artistas diversos de sensibilidade elevada e competência em seu ofício.

É um pequeno inesquecível que permanece a indicar direções, dar conselhos em cada humano que compactua com seu ensino, sua ética. Permanece inesquecível em nossas ruas e praças, estradas e BRs, à beira das quais muitas estátuas suas são erguidas, sinais de sua memória entre nós; Permanece inesquecível na alma de cada romeiro que, alcançado por sua fé e seu exemplo, não mede esforços e sacrifícios para vir ao Juazeiro e prestar-lhe homenagens e louvores e, de joelhos junto ao seu túmulo, erguer a alma até o céu e rogar-lhe que peça em seu favor.

Permanece pequeno em seu tamanho físico, no entanto, ao mesmo tempo e, paradoxalmente, gigante e inesquecível em cada humano que, contemplando-o, aprende a reconhecer o amor imenso e incondicional de Deus, que não abandona o homem à sua sorte e descobre que esse amor lhe põe a serviço do seu próximo, seu semelhante.

Padre Cícero é um pequeno inesquecível, porque sua vida permanece como modelo para muitos homens desejosos de fazer de sua vida uma expressão de amor ao outro, pois não há nada melhor para a realização do humano que sua vida tornar-se inspiração para a vida de outros humanos, sendo essa uma inspiração ao que é digno, grande, elevado.

__________________
*Padre Paulo Evangelista da Costa é sacerdote da Diocese de Crato e administrador paroquial da Paróquia Nossa Senhora das Angústias, de Tarrafas – CE

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts