Na memória de São Joaquim e Santa Ana, a comunidade do distrito de Umburanas, em Mauriti, celebra a festa de Senhora Santana, padroeira do povoado. A festa de Senhora Santana é conhecida por toda a região pelo seu carisma tradicional, celebrada no dia dos avós, que relembra as pessoas da região que hoje se encontram em locais distantes, ou que já partiram para a morada celeste. Diante disso, muitas pessoas se emocionam ao relembrarem suas histórias e de pessoas que já participaram e tanto contribuíram para esta festa.
“O que nós conhecemos, portanto, de Joaquim e Ana, são pelos frutos que vieram de Maria e Jesus. Pode uma árvore dar frutos melhores que estes? Portanto, é mais que justo honrar e louvar a Deus por causa da vida deste casal que são, na história da comunidade cristã, sinal do amor a tradição, aos avós, a sabedoria dos antigos nesta sociedade em que vivemos, que não é valorizada a velhice”, diss padre Edson Bantim, presidente da celebração, ao lado do padre João Bosco Leite.
O novenário acontece todos os anos, dos dias 16 a 26 de julho. Este ano, dentro do ano Mariano que celebra os 300 anos de encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida e os 100 anos da aparição de Nossa Senhora em Fátima, foi encerrada com a missa solene às 10 horas, e em seguida a tradicional procissão pelas ruas do distrito, acompanhada dos padroeiros homenageados e o andor de Senhora Sant’Ana, conduzido pelas famílias da região.
*Fotos e informações: Pastoral da Comunicação (PASCOM)







