Todo mês de agosto queremos, com gosto, em Várzea Alegre estar

Compartilhe:

“Todo mês de agosto queremos, com gosto, em Várzea Alegre estar”. É assim que cantam, a cada ano, os devotos de São Raimundo Nonato, padroeiro local. A festa costuma reunir fiéis de longe, de perto e até de outros estados, como Rio de Janeiro e São Paulo. A aposentada Maria Conceição, por exemplo, disse que nada lhe dá mais satisfação que celebrar estes dias “espiando os padres” adentrarem à Igreja Matriz, durante o cortejo processional (ou procissão de entrada) da Missa. “Ali é mesmo que tá no Céu”, enfatizou.

Como ela, outros devotos também acorrem à sede paroquial, seja para pagar promessas, seja para agradecer. Muitos, inclusive, usando vermelho e branco, em alusão às cores das vestes de São Raimundo Nonato, tradicionalmente considerado padroeiro das grávidas, parturientes (que vão dar à luz), parteiras e recém-nascidos.

Todas essas homenagens foram depositadas no Altar do Senhor, na Missa solene presidida por Dom Gilberto Pastana, bispo diocesano, na manhã deste sábado, dia 31, na conclusão dos festejos alusivos. A Eucaristia foi concelebrada pelo pároco, Monsenhor Mota Mendes; e o vigário, Padre Davi Neto, além de padres da Forania IV, onde a Paróquia de Várzea Alegre está localizada, e por padres cuja vocação e ministério foram alimentados nessa comunidade paroquial.

Com São Raimundo, uma Igreja em saída

A Paróquia de Várzea Alegre integra mais de 70 comunidades, sendo uma das maiores da Diocese de Crato. Este ano, celebrou a 164º Festa de São Raimundo Nonato, a partir do tema: “Com São Raimundo, sejamos uma Igreja em saída para a missão de amor, evangelizar e servir”.

Trazendo esse propósito para o centro de sua homilia, Dom Gilberto ajudou a assembleia a elevar – ainda mais – as homenagens de devoção ao padroeiro. “Uma Igreja que sai, que vai ao encontro dos irmãos afastados, em missão”, exortou. Mas estar em saída e ser missionária – acrescentou – requer amor, evangelização, serviço, descendo às realidades humanas, sofrendo injustiça com os que são injustiçados para, assim, anunciar: eis aqui a luz de Cristo. “Que o testemunho de São Raimundo, que foi uma Igreja em saída na medida em que foi em defesa dos cristãos perseguidos, que se colocou em atitude de serviço, nos inspire à participação na vida comunitária”.

Para saber mais sobre a vida de São Raimundo Nonato, acesse: https://www.acidigital.com/noticias/hoje-e-celebrado-sao-raimundo-nonato-padroeiro-das-gravidas-e-parturientes-62048

<< A imagem que adentrou à Igreja Matriz, ao fim da Missa, conta mais de 250 anos. Fotos: Patrícia Mirelly >>
Por: Patrícia Mirelly/Assessoria de Comunicação

 

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts