A Pastoral da Juventude (PJ) é um exemplo de como os jovens estão mobilizados e fazendo a diferença. Neste final de semana (02 a 4/09), por exemplo, um encontro diocesano, organizado na cidade de Missão Velha, reuniu mais de 70 jovens, vindos das cinco regiões forâneas da Diocese de Crato. A ideia, segundo a coordenadora, Muriel Silva, foi formar a juventude e ajuda-la na criação de novos grupos e movimentos nas paróquias.
“A minha avaliação [sobre o evento] é mais do que positiva. Há muito ainda que ser feito, mas o primeiro passo já foi dado. Esses encontros nos ajudam a sair da nossa zona de conforto e observar melhor o que está no nosso entorno, valorizando aquilo que a gente possui e percebendo a grandeza de Deus nas pequenas coisas, partilhando o dia a dia, trocando informações, experiências. A amizade que fica, o valor do amor de Deus na nossa vida, percebendo que dificuldades sempre vão existir, mas, juntos, a gente tem uma força muito grande para superar qualquer um deles [desafios]”, disse Muriel.

Com o tema “Do chão da nossa história, alimentamos nossos sonhos e renovamos o nosso compromisso”, a programação contou com momentos de oração, palestras, dinâmicas, partilhas e vivências, além do assunto base referente à Ampliada Nacional da Pastoral da Juventude, que será realizada em Janeiro/2017, na Diocese. O encontro também serviu para o compartilhamento de experiências que evidenciam avanços na participação juvenil, visando à construção de uma rede de jovens evangelizadores.
Para os estudantes Cicero Sousa, 18, e Narlem Santos, 15, as dinâmicas, as vivências e as convivências são o que há de melhor nos encontros da PJ. Eles também ressaltam, de maneira especial, os laços que são construídos. “Formamos uma só família e uma só força”.

Para saber mais sobre a PJ, acesse: http://www.pj.org.br/





