O Conselho Episcopal da CNBB Regional Nordeste 1 (CONSER) que além dos bispos das nove dioceses do Ceará, conta também com a participação dos representantes das doze Comissões Pastorais, se reúne semestralmente para aprofundar e encaminhar as atividades desta Igreja Particular, em comunhão com a CNBB Nacional.
Em 2017 a primeira reunião do ano teve início ontem, dia 26 de junho, e será concluída quinta- feira, dia 29. Todo o encontro está sendo realizado na Casa de Retiro das Irmãs Josefinas, localizada em Fortaleza, sendo que em um primeiro momento, que dura um dia e meio, acontece a reunião privativa dos bispos, onde são discutidos somente assuntos referentes ao episcopado local; já a segunda parte, que tem o mesmo tempo de duração, é acrescentada a participação de coordenadores, organismos e movimentos do regional.
Nesse segundo momento, que deve iniciar amanhã e ser concluído na quinta- feira ao meio dia, será discutida uma das ações das Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Ceará (2015-2019), construída na última assembleia do regional realizada no ano 2014, em Iguatu. “Já trabalhamos iniciação cristã com inspiração neocatecumenal, a doutrina social da Igreja. Agora, neste primeiro CONSER de 2017, iremos refletir sobre ‘Jubileu da Misericórdia em torno do cuidado com a Casa Comum’”, explicou a irmã Rosália Alencar Alves, secretária executiva da CNBB Regional Nordeste 1.
Para aprofundar a temática, que é também o segundo desafio das ações de mobilização do regional, foi convidado o teólogo padre Júnior Aquino, professor de teologia da Faculdade Católica de Fortaleza; quem irá propor uma reflexão sobre o Cuidado com a Casa Comum será o assessor técnico da Cáritas Brasileira- Regional Ceará, Alessandro Nunes.
Durante o segundo momento do CONSER todas as dioceses do regional, a pedido da presidência, deverão apresentar uma ação de misericórdia realizada em sua localidade.





