Solenidade do Imaculado Coração de Maria reúne centenas de fiéis em Abaiara

Compartilhe:

Em clima de grande júbilo, centenas de devotos do Imaculado Coração de Maria participaram do solene liturgia da padroeira de Abaiara, presidida na manhã deste domingo, dia 30 de setembro, pelo bispo dom Gilberto Pastana e concelebrada pelo pároco, padre Elias Ribeiro, na Igreja Matriz.

No inicio da celebração a imagem da padroeira foi levada, em cortejo, da porta principal até o altar, ao som das vozes do coral da paróquia que conduziu os cânticos litúrgicos da missa. O lecionário também foi acolhido em cortejo, antes de iniciar a liturgia da Palavra. Ao lado do altar uma criança, com tom suave e singelo, entoou a música Ave- Maria enquanto outras duas participavam da procissão: uma menina vestida de Nossa Senhora e um menino com a palavra de Deus nas mãos. Chegando ao altar e entregando o lecionário ao bispo, a assembleia aplaudiu a palavra de Deus recordando também que neste dia se celebrava o dia da Bíblia.

A riqueza dos detalhes da celebração foi a culminância dos nove dias da festa que, segundo o pároco, foi muito bem participada. “Pudemos contar com o envolvimento de pessoas das pastorais e movimentos, como também muitos devotos, em todas as noites do novenário. Foi um período marcado pelo espírito de oração e reflexão, vendo, sobretudo, nosso compromisso cristão dentro da Igreja e da sociedade, buscando fazer com que o projeto de Deus se concretize em nossa vida. Assim podemos ver acontecer o brilho da festa dentro desse espírito de entusiasmo, fervor, devoção, piedade e muito amor que podemos sentir na presença de cada fiel, no rosto de cada um”, considerou.

A temática escolhida para a reflexão esteve em consonância com o Ano Nacional do Laicato: “Com o Imaculado Coração de Maria, somos chamados a ser sal da terra e luz do mundo”.

Antes de falar sobre o tema, dom Pastana provocou uma reflexão sobre a importância do festejo. “Hoje devemos celebrar não diria o encerramento, mas esse tempo forte do festejo, a presença mais real do Imaculado Coração de Maria nesses dias celebrativos que vocês tiveram. O festejo é celebrado para nos enriquecermos com a graça de Deus e melhorarmos nossa ação, testemunharmos mais, sentir que a nossa vida a cada ano se torna mais santificada”, disse.

Sobre a liturgia do dia o bispo disse que o maior ensinamento é que não é a riqueza que salva, não é a quantidade de posses, mas o cumprimento e observância do Espirito de Deus na vida da humanidade. “A palavra de Deus atualiza o Espírito de Deus em nossa vida. A palavra é tão forte em nossa vida quanto seu espirito. As leituras mostram que não devemos ser conduzidos pelo espirito humano, mas o de Deus que é da solidariedade, partilha e participação; participação esta que vocês tiveram durante estes nove dias dedicados a padroeira”, falou.

Dom Pastana concluiu a homilia falando sobre a temática. “O evangelho diz que nós somos sal da terra e luz do mundo. Fomos constituídos assim e se somos não é porque merecemos, mas porque Deus nos fez assim. Se não estamos sendo é porque, pela nossa liberdade e consciência, não estamos sendo conduzidos pelo Espirito de Deus. É ele que nos faz sal e luz do mundo. Ao nos criar Deus nos deu esta missão”, continuou.

O bispo ainda disse que a vida do cristão deve temperar as desgraça do mundo e que, se querem seguir o Senhor e ter a proteção do Imaculado Coração de Maria, devem exercer aquilo que são e dar sabor ao mundo. “Sabor cristão e não pagão, de igualdade e fraternidade e não de exclusão e divisão de raças. Nosso tempero é o tempero do Senhor. A luz que somos nós, deve iluminar não para que nós apareçamos, mas Jesus. Que este festejo tenha ajudado a todos nós a melhorar cada vez mais”, concluiu.

Como programação do dia festivo, ao meio dia ainda aconteceu a salva de fogos e, ao fim da tarde, a procissão solene pelas ruas da cidade com a imagem do Imaculado Coração de Maria e todos os padroeiros das comunidades, encerrando com a bênção do Santíssimo Sacramento na Igreja Matriz.

 

Por: Jornalista Patrícia Silva (MTE 3815/CE)

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts