Sob o manto da Virgem Senhora da Penha, Sé Catedral de Crato abre festejos à padroeira

Compartilhe:

No dia em que a Igreja faz memória a Nossa Senhora Rainha, a Sé Catedral de Nossa Senhora da Penha deu inicio aos festejos à padroeira do município e da Diocese de Crato.

Presidida por dom Gilberto Pastana, a missa de abertura foi rezada na manhã deste sábado, 22 de agosto, abrindo solenemente a Festa de Nossa Senhora da Penha 2020, inspirada no tema “Virgem da Penha, Mãe da Vida e da Esperança” em comemoração aos 100 anos da chegada da imagem de Nossa Senhora, venerada no altar mor da Sé Catedral.

O novenário da padroeira é para a comunidade motivo de júbilo. “Festa é alegria, é contentamento, é celebração ritualizada, comunitária e exuberante. Momento para percebemos o sentido positivo da existência recebida como Dom de Deus. Na festa religiosa se interrompe a vida ordinária para celebrar a própria vida à luz da Fé”, ressaltou Dom Gilberto.

No evangelho deste dia, São Lucas narra a visita do anjo Gabriel a Maria. Ao chegar, o anjo a saúda: “Alegra-te”. É essa a primeira saudação que Maria ouve de Deus.  “Neste tempo que a nós parece de incerteza e escuridão, de pandemia e medo, a primeira atitude que Deus quer de nós é a de não perder a alegria. Estamos iniciando a Festa de Nossa Senhora da Penha, é tempo de alegrar-se com a sua presença entre nós”, disse.

O bispo diocesano ainda reforçou a importância de os fiéis permanecerem em isolamento social. “Esse festejo, o faremos em condições extraordinárias, unidos em torno da oração, com obediência e com profundo zelo, em defesa da vida e das normas da saúde”.

Imposição do manto na imagem centenária

Para marcar, solenemente, a abertura dos festejos, o bispo impôs um manto sobre a imagem centenária da Penha, que resplandece sobre as terras cratenses com honroso título de “Imperatriz Constante”. O rito de imposição também faz referência à realeza da Santíssima Virgem e o adorno das suas virtudes teologais (fé, esperança e caridade) e cardeais (prudência, justiça, fortaleza e temperança) e as outras tantas virtudes cristãs com as quais Ela está revestida (pobreza, humildade, serviço).

Por: Mychelle Santos/ Assessoria de Comunicação 

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts