Seminaristas são enviados para Missão de Férias

Compartilhe:

O mês de janeiro é conhecido por ser o mês das férias escolares. Para os seminaristas que são formados pelo Seminário Diocesano São José também é, porém a forma como eles vivenciam estas férias é diferente: dos 30 dias de descanso, 15 são dedicados à intensas atividades missionárias.

A Missão de Férias 2016 iniciou hoje, 3 de janeiro, pela manhã com a missa de envio, celebrando a Epifania do Senhor, na Paróquia São José, em Missão Velha- CE. A missa foi presidida pelo Reitor do Seminário, Pe. Edson Bantim, e concelebrada pelo Vigário da Forania III, Pe. Idemário Muniz, o Pe. Joaquim Ivo Alves dos Santos e Pe. Paulo Sérgio Silva, ambos da Matriz de São José.

Além de atender ao pedido dos documentos da CNBB, a Missão de Férias “é um modo de conhecer a realidade da Diocese e exercitar o trabalho pastoral, propiciando aos seminaristas o contato com o padre, o povo, as comunidades”, explica o Reitor do Seminário. Pe. Edson ainda disse considerar positivo o reflexo que a Missão de Férias causa na vida dos seminaristas, pois através dela eles vivem “o que o padre vive quando está na paróquia”.

Seminaristas na Missa de Envio para a Missão de Férias 2016. (Foto: Patrícia Silva)
Seminaristas na Missa de Envio para a Missão de Férias 2016. (Foto: Patrícia Silva)

Para ter o contato com as diversas realidades vivenciadas na Diocese de Crato, que é dividia em cinco Foranias, cada ano a missão é realizada em uma região forânea. Ano passado foi na Forania IV e este ano acontece na Forania III, que é composta por 13 paróquias.

O Vigário da Forania III que acolheu os seminaristas na missa de envio, caracterizou a Missão de Férias como um momento “privilegiado e exigente”. “A missão é fundamental no processo formativo dos seminaristas e contribui para o estágio pastoral deles. A partir da disponibilidade e envolvimento de cada um, vamos nos ajudando na formação”, disse.

Formação esta que propõe ensinamentos para aqueles que participam a mais tempo da Missão de Férias, como é o caso do seminarista Damião Ferreira que cursa o quarto ano de Teologia e há 6 anos participa da atividade, e afirma que o acolhimento e hospitalidade são os principais ensinamentos recebidos; e para os iniciantes como o Rafael Saraiva, que pela primeira vez irá participar, e disse que pela pouca experiência a missão é um desafio que o deixa nervoso, complementando: “vamos não só para ensinar, mas também aprender”.

Seminaristas saindo da Paróquia São José. (Foto: Patrícia Silva)
Seminaristas saindo da Paróquia São José. (Foto: Patrícia Silva)

A Missão de Férias se estende até o dia 17 de janeiro e entre as atividades realizadas estão as visitas as famílias, momentos de formação, celebrações e reuniões.

É importante saber

– O Seminário Diocesano São José acolhe, em 2016, 76 seminaristas dos quais 58 são da Diocese de Crato;

– Na Missão de Férias os candidatos ao sacerdócio realizam as atividades em suas respectivas Dioceses;

– Experiências missionárias nas comunidades e paróquias acontecem não só nas férias. No decorrer de todo o ano, em especial nos finais de semana, os seminaristas da Diocese de Crato realizam atividades missionárias nas paróquias.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts