Seminaristas Propedêuticos são acolhidos pelo Bispo Diocesano

“Com o ingresso no seminário, a gente pretende aperfeiçoar nossa parte humana e pastoral para que futuramente sejamos bons padres”. Este desejo, manifestado pelo seminarista Cézar Júnior, representa o anseio dos onze jovens que ingressaram em 2016 no Seminário Propedêutico Dom Fernando Panico, localizado em Crato- CE.

Os seminaristas foram acolhidos na manhã de hoje, 6 de janeiro, pelo Bispo Diocesano Dom Fernando Panico em uma Missa celebrada na Capela São João Paulo II, localizada no seminário recém- inaugurado.

Momento da homilia de Dom Fernando Panico. (Foto: Patrícia Silva)

Dos onze seminaristas, dez pertencem a Diocese de Crato (Porteiras, Barro, Brejo Santo, Lavras da Mangabeira, Baixio, Juazeiro do Norte, Farias Brito, Várzea Alegre e Nova Olinda) e um a Diocese de Salgueiro (Moreilêndia).

Falando do seminário como uma escola de formação, Dom Fernando expressou alegria pela opção de vida dos seminaristas. “Propedêutico é introdução. Nele é vivenciada a vida fraterna, o descobrimento da vontade de Deus através dos formadores, estudo e contato com o povo. Alegro-me por estar com vocês nesta nova casa que foi pensada para vocês e para os que virão depois”, disse.

Introdução do Santíssimo Sacramento da Eucaristia no novo tabernáculo. (Foto: Patrícia Silva)

As dimensões comunitária, humano- afetiva, pastoral, acadêmica, espiritual são trabalhadas com os jovens no decorrer da caminhada do propedêutico, que prepara os seminaristas para o ingresso no Seminário Diocesano São José, conhecido também como Seminário Maior.

Acompanhamento

Segundo o reitor do Propedêutico, Padre Cícero Luciano Lima, o ingresso no seminário acontece após um ano de acompanhamento vocacional, onde os vocacionados podem conhecer a realidade do Seminário, as dimensões do processo formativo, sendo acompanhados pelo reitor e a pastoral vocacional. Neste período as famílias dos vocacionados também são visitadas.

Os que desejam fazer a experiência do aprofundamento da vocação sacerdotal, devem manifestar o desejo ao pároco, que por sua vez o encaminhará para a Pastoral Vocacional. Um encontro que inicia o acompanhamento, chamado de Despertar Vocacional, é realizado para dar inicio ao discernimento da vocação. Em 2016 o Despertar Vocacional acontecerá nos dias 8, 9 e 10 de abril.