Seminaristas participam de Semana Mariológica em Quixadá

Os seminaristas do primeiro e quarto anos de teologia da diocese de Crato, que estudam no Centro Universitário Católica de Quixadá, participaram, junto a diversos acadêmicos, religiosas e padres, nos dias 16, 17 e 18 de maio, no Auditório Raquel de Queiroz, da Semana Mariológica que refletiu o tema “Nossa Senhora da Conceição Aparecida e o seu lugar na história e na teologia”.

A começar pela questão histórica, o assessor padre André Passos, da diocese de São João da Boa Vista, que desenvolveu sua tese de doutorado sobre Nossa Senhora da Conceição Aparecida, introduziu os participantes na teologia das mariofanias identificando que a manifestação da Senhora Aparecida vem do latim “inventio”, ou seja, “descoberta”. No último dia foi delimitada a mensagem de Aparecida para o Brasil.

Assessor do encontro, padre André Passos, (Foto: Marcos Aurélio)

“O Seminário foi extremamente proveitoso porque aqui é um ambiente acadêmico e eu pude falar de minha tese de doutorado. Houve uma grande correspondência do povo com participação, perguntas. No meu ponto de vista foi muito positivo. Saio animado, contente. Vou levar um pouco do sertão nordestino no meu coração”, falou o padre André ao avaliar o encontro.

A temática escolhida teve como proposta introduzir os participantes na vivência do ano mariano nacional extraordinário, por causa dos 300 anos de Aparecida. “Foram importantes as reflexões que tivemos aqui para descobrirmos o sentido e a mensagem, por que a Mãe de Deus quis se manifestar dessa forma no Brasil e qual a sua importância para o povo brasileiro e o mundo. Tivemos também uma noção geral sobre a mariologia no contexto do tricentenário da descoberta da imagem de Nossa Senhora Aparecida”, considerou o seminarista do primeiro ano de teologia, Rodrigo Rêmulo.

Hoje, dos vinte e nove seminaristas que cursam teologia em Quixadá, onze são da diocese de Crato, sendo eles dez do primeiro ano e um do quarto ano.