Seminaristas do Nordeste farão peregrinação à Diocese de Crato

Compartilhe:

Como parte da programação da 8ª Formação Missionária para Seminaristas (FORMISE), seminaristas de todo o Nordeste realizarão, juntos, a primeira romaria à Diocese de Crato, mais especificamente à Juazeiro do Norte, terra do Padre Cícero. A decisão foi tomada em reunião do Conselho Missionário de Seminaristas (COMISE) do Regional Nordeste I da CNBB realizada ontem e hoje, 9 e 10 de abril, no Seminário Diocesano São José, Crato-CE, que tinha como uma das pautas a programação do evento.

Segundo o coordenador do COMISE, Gilberto Júnior do Nascimento, a romaria é um dos diferenciais da oitava edição do FORMISE, que pela primeira vez será sediado pela Diocese de Crato. “Fazer com que os seminaristas sintam um gostinho do que é ser Igreja em nosso Sertão do Cariri, essa é a proposta da romaria na programação do FORMISE. A Diocese de Crato tem um rosto próprio de ser Igreja, romeira e missionária. A romaria é uma forma de fazer com que os seminaristas provem desta fonte de missão, de pastoral, de romaria que nossa Diocese oferece a toda a Igreja, com seu jeito simples, a sua piedade popular de viver a liturgia romeira, de estar sempre pronta para acolher a todos que vem as terras de Juazeiro”, explicou Gilberto.

Seminaristas em reunião. (Foto: Patrícia Silva)
Seminaristas em reunião. (Foto: Patrícia Silva)

Nesta edição do evento, além da novidade da romaria, os seminaristas poderão fazer apresentação de trabalhos acadêmicos no âmbito da missiologia.

Além da programação, na reunião também foi oficializada a carta convite que será enviada para todas as Dioceses do Nordeste e feita a divisão de equipes de trabalho. Momentos de oração foram vivenciados no decorrer destes dois dias.

O FORMISE que contará com a participação de Seminaristas dos Estados do Ceará, Alagoas, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Bahia, Sergipe, Piauí e Maranhão acontecerá entre os dias 18 e 22 de julho no Centro de Expansão Dom Vicente de Araújo Matos, em Crato- CE, tendo como tema “Vocacionados do Pai: Missionários da Misericórdia”, e lema “Vai e faze tu o mesmo” (Lc 10, 37).

Clique aqui para ver a programação.

As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de maio no site www.diocesedecrato.org

Na programação da reunião os seminaristas participaram da Santa Missa. (Foto: Patrícia Silva)
Na programação da reunião os seminaristas participaram da Santa Missa. (Foto: Patrícia Silva)

FORMISE

A Formação Missionária para Seminaristas é um evento anual e tem como objetivo propor um encontro fraterno dos seminaristas do Nordeste, que se reúnem para aprender e redescobrir a missão à luz do ministério ordenado, aprimorando o estudo da teologia e da espiritualidade da missão, fortalecendo a consciência missionária dos participantes e orientando-os à uma prática evangelizadora sempre mais próxima, inculturada, com horizonte universal.

O evento é organizado pelo Conselho Missionário de Seminaristas (COMISE), tendo o apoio da Comissão Missionária do Regional (COMIRE) e as Pontifícias Obras Missionárias (POM).

A Diocese de Crato prepara-se para acolher esta grande formação acreditando que “a missão é inseparável da oração”, como afirma o Papa Francisco. “Ao prepararmos o FORMISE, preparamos um espaço para que aqueles que irão participar tenham uma experiência pascal, uma experiência com Deus”, falou o vigário geral da Diocese, Padre José Vicente Pinto, que animou os participantes da reunião e, mais uma vez, manifestou apoio em nome da Diocese e de Dom Fernando Panico, para realização do evento.

O último FORMISE aconteceu em julho de 2015, na cidade de Natal- RN.

Padre José Vicente, vigário geral da Diocese de Crato, presidiu a Santa Missa, na reunião com os seminaristas. (Foto: Patrícia Silva)
Padre José Vicente, vigário geral da Diocese de Crato, presidiu a Santa Missa, na reunião com os seminaristas. (Foto: Patrícia Silva)

Ardor missionário

A formação missionária é parte do processo formativo de uma seminarista. O FORMISE, portanto vem para contribuir com o ardor pela missão na vida daqueles que estão em processo formativo rumo ao sacerdócio.

Para Davi Dias, da Diocese de Itapipoca, que já realizou sua inscrição e participará pela terceira vez do evento, as discussões propostas pelo FORMISE são sempre atuais, renovadas e alimentam sua vocação fazendo- o acreditar que pode contribuir, com a doação de sua vida, para o anúncio do evangelho.

O jovem ainda afirma que o evento é a oportunidade de crescer por meio das formações, de partilhar o seu entusiasmo com a missionariedade e conhecer pessoas. “Através de minhas participações no FORMISE percebi que não estava só, que existia outros irmãos que também estava feliz na vocação de anunciar Jesus Cristo”, disse.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts