Nos últimos dias 21 e 22 de fevereiro, Dom Gilberto Pastana fez sua primeira visita como bispo diocesano aos seus seminaristas que estudam no Seminário Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão, em Quixadá, com o objetivo de se inteirar sobre o início do ano letivo, além de conhecer as instalações da instituição e as do Centro Universitário em que eles estudam.
O Bispo chegou ao Seminário na tarde da terça-feira, 21, e logo foi recebido pelo Pe. Francisco Otaviano, Reitor da Instituição, e pelos seminaristas. O encontro mais esperado, entretanto, era com os seminaristas da Diocese de Crato que atualmente estudam em Quixadá, com os quais dom Gilberto, juntamente com o Pe. Acurcio Barros (Reitor do Seminário do Crato) e o Pe. Joaquim Ivo (ecônomo da Diocese de Crato), reuniu-se para ouvir como está sendo a nova experiência dos jovens, além de apresentar seus conselhos para um maior aprofundamento na formação sacerdotal.

Dom Pastana ainda presidiu a Santa Missa no Seminário e ofereceu sua mensagem de incentivo vocacional, destacando que o seminário é um lugar de formação em que os candidatos ao sacerdócio são chamados a crescer com o Mestre. Falando aos 29 seminaristas lá residentes (provenientes das Dioceses de Quixadá, Crato e Cajazeiras), refletiu sobre os desafios atuais na Evangelização, afirmando que a missão da Igreja é fazer com que as pessoas se convençam dos ensinamentos de Cristo e os apliquem em suas vidas. A noite foi encerrada com um jantar oferecido pela instituição em que também estava presente Dom Ângelo Pignoli, Bispo de Quixadá.
No dia seguinte, 22, o Bispo do Crato, acompanhado dos padres caririenses e também de Dom Pignoli, fez uma visita cordial ao Bispo Emérito de Quixadá, Dom Adelio Tomasin, e seguiu para o Centro Universitário Católico de Quixadá, onde estudam os seminaristas de Crato. Em uma caminhada descontraída, Dom Pastana percorreu os corredores da Instituição para conhecer sua estrutura, passando inclusive pela sala de aula de seus seminaristas, sem esquecer a parada obrigatória para rezar na capela do Centro Universitário. O auge da manhã foi uma reunião da comitiva de Crato com a Reitoria do Centro Universitário, em que Dom Gilberto se encontrou com Dom Ângelo Pignoli, Chanceler da Instituição, e o Professor Manoel Messias, Reitor.

Desde o ano de 2016 a Diocese de Crato firmou parceria com o Seminário de Quixadá, que recebe alguns seminaristas caririenses para a conclusão do processo formativo sacerdotal, com os estudos teológicos. Atualmente, residem em Quixadá 11 seminaristas da diocese de Crato, sendo que um deles está cursando o último ano de Teologia (Árysson Magalhães) e os demais, que chegaram recentemente ao Sertão Central, cursam o primeiro ano teológico (Ádamo de Souza, Bruno Ferreira, Cícero Cladson, Dallys Ramon, Felipe Tavares, Filipe Gonçalves, Francisco Adolfo, Manoel Leopoldino, Maycon Sales e Rodrigo Rêmulo).





