Seminário no Centro de Expansão dá início à fase diocesana do Sínodo 2021-2023

O Sínodo dos Bispos sobre a Sinodalidade (2021-2023), convocado pelo Papa Francisco, oportunidade de consulta a todos os membros da Igreja e de reflexão sobre diversas realidades da vida humana, acontece em uma série de etapas, começando com a fase diocesana, realizada em cada Igreja local. É principalmente para esta fase que o clero e os agentes de pastoral se preparam neste fim de semana (sexta, 19; e sábado, 20).

Para empreender a consulta inicial em todas as comunidades e realidades da Diocese de Crato, a Coordenação Diocesana de Pastoral organizou um seminário assessorado pelo Padre Edson Bantim, responsável pelo processo sinodal em âmbito diocesano.

Comissão

A comissão criada para cuidar da fase da fase diocesana do Sínodo 2021-2023 é composta pelo Padre José Vicente Pinto (administrador diocesano), Padre Vileci Vidal (coordenador diocesano de Pastoral), Padre Edson Bantim, Padre César Retrão, Padre Edpo Israel, Padre Gilberto Junior, diácono Ailton Araruna, seminaristas Filipe Gonçalves e Rodrigo Rêmulo, Irmã Maria Sousa e Angelita Maciel (Nininha). Entre outras atribuições, o grupo deverá elaborar questionários e formulários on-line para participação das pessoas e sintetizar as respostas enviadas pelas 57 paróquias e três áreas pastorais que formam o território diocesano. Depois de compiladas, serão encaminhadas à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, à Conferência Episcopal Latino-americana e Caribenha (Celam), que, por sua vez, enviará o documento a Roma com a finalidade de dar subsídios para os bispos, em 2023.

Veja mais fotos aqui.

Datas da fase diocesana

Dezembro a abril: escuta nas paróquias

23 e 30 de abril: entrega das sínteses paroquiais

28 de março: assembleia pré-sinodal

17 de junho: conclusão da fase diocesana

Para saber mais

Em 10 de outubro, o Papa Francisco iniciou, em Roma, o Sínodo dos Bispos que se estenderá até outubro de 2023 e irá tratar sobre a “sinodalidade” eclesial.  Cada diocese fez o mesmo com a celebração da Eucaristia em uma “sessão de abertura”. A palavra “sínodo” vem do grego e, em tradução simples, significa “caminhar juntos”. A Igreja, desse modo, quer discutir sobre três palavras-chave: participação, comunhão e missão, a partir do tema: “Por uma Igreja sinodal”, ou seja, com consultas às bases, abrindo para um debate amplo e plural.

Por: Assessoria de Comunicação