Seminário Diocesano São José: há 147 anos sendo celeiro das vocações

Quem adentra os limites da cidade de Crato, de longe, avista o suntuoso casarão. Dedicado ao Patriarca São José, a casa de formação dos futuros padres da Diocese de Crato foi inaugurada em 7 de março de 1987, por desejo do primeiro bispo do Ceará, Dom Luiz Antônio dos Santos.

Decorridos 147 anos, nesta segunda-feira, 7 de março, o “Casarão de São José” rendeu dupla ação de graças a Deus: pelo augusto prédio que segue firme como celeiro de vocações e pelos festejos alusivos ao patrono do lugar. “Celebrar mais um ano de existência desse casarão é poder dizer: muito obrigado, Senhor, por nos proporcionar um canteiro das vocações na nossa diocese”, enfatizou Padre Acúrcio Barros, reitor do seminário.

A Santa Missa foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Magnus, sendo concelebra por diversos padres, que nesta casa foram formados, e hoje são formadores dos futuros sacerdotes. Na assembleia, seminaristas e fieis leigos se uniram para render louvores a Deus e a São José.

Em sua fala, o bispo reforçou a necessidade de voltar o olhar ao pai adotivo de Jesus, na busca do silêncio e do caminho de oração e santidade.  “E nós, devemos olhar o exemplo de São José, sobretudo a sua humildade, o seu serviço que foi ofertado a Deus. Ao bispo, aos padres, aos seminaristas, aos leigos que estão aqui, que o Senhor nos dê a graça de olhar para São José e encontrar o caminho de santidade, para que tenhamos a coragem de ir ao encontro dos nossos irmãos”, disse.

Galeria de Fotos: https://diocesedecrato.org/147-anos-do-seminario-diocesano-sao-jose/

Texto: Jornalista Mychelle Santos (MTE 4543/CE) – Assessoria de Comunicação

Fotos: Seminarista Gabriel Pereira