Seleção de filmes para entreter, emocionar e refletir na quarentena

Compartilhe:

Pároco da Paróquia de São Sebastião, em Mangabeira, distrito de Lavras – CE, e professor no Seminário São José de Crato, Padre Paulo Sérgio Silva é cinéfilo de carteirinha. Gentilmente, selecionou algumas obras pra nós. Mas do que nos entreter neste período de isolamento social, as obras nos ajudam a pensar e refletir. Aperte o play!

Histórias Cruzadas: Filme com protagonistas femininas fortes. Um filme imperdível que conta a história das empregadas negras nos Estados Unidos durante a luta pelos direitos civis. O filme nos traz a reflexão sobre arrogância, prepotência, sentimento de superioridade e preconceito racial.

A Sociedade dos Poetas Mortos: Um clássico atemporal!  A inspiradora história de um professor de literatura que tenta abrir a mente de seus alunos em uma escola rígida e cheia de regras conservadoras. O filme transmite a positiva mensagem de que viver o momento sem sofrer com o passado ou o futuro é a melhor opção para a vida. Muito utilizado nas aulas de psicologia e pedagogia.

A Vida é Bela: Durante a Segunda Guerra Mundial na Itália, o judeu Guido (Roberto Benigni) e seu filho Giosué são levados para um campo de concentração nazista. Um pai usa sua imaginação para fazer o filho acreditar que estão participando de uma grande brincadeira, com o intuito de protegê-lo do terror e da violência que os cercam.

Gênio Indomável: Outro filme muito utilizado em aulas de pedagogia. Conta a história um jovem rebelde, cheio de rancores e frustrações passadas que fica famoso por resolver um problema matemático que ninguém ainda havia resolvido. O filme traz a reflexão sobre nossos medos, insegurança e sobre como tratamos nosso passado.

Um Momento Pode Mudar Tudo: Kate (Hilary Swank) é uma pianista clássica, casada, extremamente bem sucedida e recém diagnosticada com ELA (esclerose lateral amiotrófica). Esse filme conduz a uma reflexão sobre a importância do outro em nossas vidas.

A Cabana: Baseado em um recente best-seller, conta a história de um homem que carrega a grande dor de ter perdido a filha. Apesar de o corpo nunca ter sido encontrado, foram identificados indícios de violência em uma cabana localizada nas montanhas. Passado um tempo do ocorrido, ele recebe um chamado para retornar ao local e lá se inicia um encontro com Deus.

Forrest Gump: O Contador de Histórias, também baseado em um livro de sucesso. É uma comédia dramática que conta a história de Forrest Gump (que dá nome ao filme), um homem simples que possui baixo desenvolvimento de QI (Coeficiente intelectual), mas sua forma inocente de enxergar as coisas faz com que ele inspire a todos por onde passa.

Antes de Partir: Um filme sobre dois homens que possuem doenças terminais, que se conhecem no hospital e se tornam bons amigos. Juntos, resolvem então aproveitar, da melhor maneira possível, o tempo de vida que lhes resta. Uma história bastante inspiradora e que mostra o quanto é importante aproveitar o hoje ao invés de deixar tudo para depois.

A Corrente do Bem: Narra a história de um garotinho que, a partir de trabalho escolar, cria um movimento de boa vontade, onde ele ajuda três pessoas a fazerem algo que sozinhas elas não conseguiriam. Então, ao invés de elas retribuírem esse gesto para ele, deverão passar a boa ação para frente, ajudando mais três pessoas, formando uma grande corrente do bem. A partir disso, coisas incríveis acontecem, culminando em um final emocionante, inspirador e embevecedor. Prepare as lágrimas para o final.

A Lista de Schindler: Obra-prima do mago dos efeitos especiais, Steven Spielberg. Conta a emocionante trajetória do alemão Oskar Schindler que se utiliza de sua posição privilegiada ante a polícia nazista para poder salvar a vida de mais de mil judeus poloneses.

Efeito Borboleta: O filme lida com a questão do passado e das escolhas. Mostra a realização de algo que cada um de nós já teve vontade de fazer, pelo menos uma vez na vida: voltar ao passado para mudar algo de que nos arrependemos. O enredo nos convida a dar o devido valor ao tempo presente, pois ele é a única chance que temos de fazer qualquer coisa.

À Procura da Felicidade: Narra a história de um pai de família que é abandonado pela esposa, mas consegue superar todas as dificuldades para dar uma vida melhor ao filho, que cria sozinho.

À Espera de um Milagre: Baseado na obra de Stephen King, o filme apresenta temas sensíveis como injustiça, compaixão, preconceito, bondade e sacrifício.

O Clube do Imperador: Narra a história de um professor de uma tradicional escola de rapazes estadunidense conhecida por receber os filhos da elite social para estudar.  Com citações permanentes aos ensinos de filósofos gregos e romanos, o professor busca transmitir os seus ensinamentos tendo em vista ideais considerados ultrapassados, mas que visam formar o caráter ético de seus alunos.

Escritores da Liberdade: Apresenta uma jovem e idealista professora que busca lecionar em uma escola de um bairro pobre, que está corrompida pela agressividade e violência. Com sua metodologia revolucionária, aos poucos ela consegue alcançar os jovens. Então os alunos vão retomando a confiança em si mesmos, aceitando mais o conhecimento e reconhecendo valores e sua própria dignidade.

 

Por: Patrícia Mirelly/Assessoria de Comunicação

 

 

 

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts