Após meses de dedicação e planejamento, teve início na noite desta sexta-feira, dia 04, o Mutirão de Comunicação, Muticom, um evento cuidadosamente pensado para trazer discussões fundamentais na área da comunicação católica. Entre os palestrantes estão profissionais de ponta, que irão compartilhar suas experiências e discutir o tema, sob a perspectiva da misericórdia.
Na solenidade de abertura, nada menos que o Bispo da Diocese de Sobral, Dom José Vasconcelos, referencial para a comunicação no Regional Nordeste I, que proferiu conferência sobre a comunicação e a misericórdia. Além de Dom Vasconcelos, Irmã Élide Maria Fogolari, mestre em Ciências da Comunicação e especialista em Mediações Culturais e em Linguagem Radiofônica e o jornalista Paulo Giraldi, analista em comunicação na assessoria de imprensa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, CNBB, também estiveram presentes. A mesa de honra ainda contou com o vigário-geral da Diocese de Crato, Padre José Vicente Pinto, o coordenador da Pastoral Diocesana de Comunicação, Padre Aureliano Gondim e a coordenadora regional da Pascom, Marta Andrade.
Na ocasião, Padre José Vicente abriu a cerimônia cumprimentando o público presente e desejando bom êxito nos trabalhos. Depois, justificou a ausência do pastor diocesano, Dom Fernando Panico, que ainda permanece convalescente por causa de uma intervenção cirúrgica.

Conferência de abertura
O Bispo da Diocese de Sobral e Referencial para a Comunicação, Dom José Vasconcelos, proferiu a conferência que abriu o 2º Muticom, evidenciando, em sua fala, que a Igreja não pode estar alheia à comunicação, uma vez que o próprio Deus é sinônimo de comunicação. “Deus é a palavra que tudo cria e transforma. Ele é comunicação. Ele comunica a si próprio. Comunica a vida, seu infinito amor e sua infinita misericórdia”, disse.

O poder da palavra foi outro ponto destacado por Dom Vasconcelos. De acordo com ele, a palavra do cristão precisa fazer surgir à comunhão, construindo pontes entre as pessoas, a comunidade e as pastorais. Disso provém a relação entre comunicação e misericórdia, traço característico de todo ser e agir.
Após a conferência de abertura, o pastor diocesano de Sobral foi presenteado pelo Padre Aureliano Gondim com lembranças que remetem ao Padre Cícero e Juazeiro do Norte.






