Secretariado Nacional celebra Dia Mundial de Luta contra a AIDS na Basílica Santuário

Desde a segunda-feira, 29 de novembro, o Secretariado Nacional da Pastoral da AIDS cumpre agenda de encontros, reuniões e visita aos pontos de peregrinação, como o Horto do Padre Cícero. O ponto alto foi a missa rezada na Basílica Santuário de Nossa senhora das Dores, em Juazeiro do Norte, por ocasião do Dia Mundial de Luta contra a AIDS celebrado nesta quarta-feira, primeiro de dezembro.

“Nós escolhemos a Diocese de Crato, a cidade de Juazeiro do Norte, para estarmos aqui hoje, representando toda a família chamada Pastoral da AIDS. Agradecemos a acolhida, o empenho dos nossos agentes e aos que se colocam a serviço da vida com qualidade para todos e todas”, disse o bispo referencial para essa Pastoral junto à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Antônio Luiz Ricci. Além dele, integram a comitiva o assessor eclesiástico, Padre Antônio Peroni Filho, Evandro Ferrete e Ana Carolina, também assessores.

A cada ano, a Coordenação Nacional celebra o dia primeiro de dezembro em uma diocese ou em um regional chamando a atenção dos cristãos e das pessoas de boa vontade para a defesa do direito à saúde, ao acesso à prevenção, ao tratamento e, principalmente, para o fim dos estigmas e preconceitos. A campanha 2021 tem como tema “zero discriminação, zero infecções e zero mortes”.

Segundo o secretário Evandro Ferrete, a AIDS ainda é um grande desafio para a sociedade. Por isso, neste dia, a Pastoral reforça a sua luta a favor da solidariedade às pessoas que vivem e convivem com HIV. “A Pastoral é um serviço ativo que constrói pontes, se insere nas mais diferentes realidades e executa diferentes ações de prevenção, informação, acolhimento e acompanhamento”.

Para saber mais

A Pastoral da AIDS soma-se ao esforço de organizações da sociedade e do governo brasileiro e à estratégia global 2021-2026, que pretende reduzir as desigualdades sociais para acabar com o vírus até 2030, priorizando as pessoas que ainda não têm acesso a serviços públicos ou os têm de forma precária e desigual, em sintonia com o chamado do Papa Francisco e da CNBB reforçando o compromisso do cuidado com a vida (bem maior), com os Direitos Humanos e com as políticas públicas equitativas e igualitárias.

Fonte: Basílica Santuário de Nossa Senhora das Dores/ Juazeiro do Norte