Santana do Cariri comemora 100 anos da Igreja Matriz

Logo pela manhã a alvorada festiva em Santana do Cariri mostrava que este domingo, dia 29 de janeiro, seria de festa para a população católica da cidade, pois estava aberta as comemorações pelo dia do centenário da Paróquia Senhora Sant’Ana, criada pelo bispo dom Quintino Rodrigues de Oliveira e Silva, em 30 de janeiro de 1917.

A data da festividade seria só na segunda, mas para viabilizar a participação dos fiéis foi antecipada para o domingo. Após a alvorada, às 9h aconteceu um momento de formação assessorado por dom Gilberto Pastana, sobre o funcionamento do Conselho de Pastoral Paroquial e ao meio dia a bênção dos vaqueiros que participaram da Cavalgada do Centenário.

Após a bênção dos vaqueiros, dom Pastana segurou o pequeno Miguel no colo e deu um abraço afetuoso. (Foto: Patrícia Silva)

A cavalgada já é um costume na cidade, uma tradição que passa de pai para filho, como é o caso da família de Antônio Carlos, mais conhecido como “Toinzim Vaqueiro”, que trouxe a esposa, as duas filhas e o caçula Miguel, de oito meses, vestido a caráter para participar da cavalgada. “Esse será o vaqueiro do futuro”, disse o vaqueiro sobre o filho mais novo.

Os vaqueiros, que vieram de todas as comunidades da paróquia, percorreram 9 km, saindo do distrito Araporanga, fazendo uma parada no bairro Inhumas, onde rezaram pelos cem anos da paróquia no Santuário da Serva de Deus Benigna Cardoso, seguindo depois em direção a Igreja Matriz onde foram abençoados por dom Pastana.

Ainda fizeram parte da programação da manhã o hasteamento da bandeira de Senhora Sant’Ana e o descerramento de duas placas comemorativas: a da coroação da imagem de Nossa Senhora das Graças, localizada na praça ao lado da paróquia, e a placa que marcou o centenário, colocada dentro da Igreja, próximo ao túmulo de Benigna.

Dom Pastana, padre Paulo Lemos e padre Joaquim Cláudio descerrando a placa de coroação da imagem de Nossa Senhora das Graças. (Foto: Patrícia Silva)