Santa Missa marca abertura do Ano Jubilar da Paróquia Sagrado Coração em Crato

Compartilhe:

Era 1984 quando a Sociedade Independente do Conjunto Novo Crato conseguiu, do prefeito Walter Peixoto, uma estreita faixa de terra, à margem do Calçamento da Avenida João Alves da Rocha, que logo começou a lançar os alicerces da futura Capela, tendo Nossa Senhora Aparecida por padroeira.

Quatorze anos mais tarde, o então reitor do Seminário São José, Padre José Vicente Pinto de Alencar (hoje cura da Sé Catedral), ao voltar de Roma, onde participava de curso para reitores, trouxe a notícia de que o bispo diocesano – à época Dom Newton Holanda Gurgel – achou por bem tirar a sede da Paróquia São José do Seminário, pois este deveria ser, apenas, Casa de Formação.

Após algumas reuniões com a Comunidade Novo Crato, ficou decidido: a Capela de Nossa Senhora Aparecida se tornaria a nova sede da Paróquia. São José, no entanto, permaneceria patrono do Seminário. Era vinte e oito de fevereiro de 1999.

Nossa Senhora Aparecida cedeu lugar ao Sagrado Coração de Jesus que, a partir daí, passou a ser o novo padroeiro da comunidade que, agora, já compreendia os bairros Seminário, Conjunto Novo Crato e Sertãozinho.

Foi para recordar essas memórias que os paroquianos se reuniram na quadra da Igreja Matriz, na noite desta quarta-feira (28), colocando-as no Altar do Senhor, na Santa Missa que abriu as comemorações pelos 20 anos de criação da paróquia.

A cerimônia eucarística foi presidida por Dom Gilberto Pastana, bispo diocesano, concelebrada pelo pároco local, Padre Lindolfo Lindomar, Padre Acúrcio Barros, reitor do Seminário São José, e Padre José Vicente, ecônomo.

Em sua homilia, Dom Gilberto lembrou que “Nós somos alguém quando participamos da comunidade”, para reforçar o sentimento de pertença que os fiéis devem sempre cultivar.

Durante a apresentação dos dons, um banner com o desenho de um violão foi ofertado, em ação de graças à conquista do novo equipamento de som, adquirido com ajuda e empenho dos paroquianos. Antes da bênção final, o pastor diocesano ainda coroou a imagem do padroeiro da comunidade.

Diversas ações serão realizadas preparando os fiéis para esse importante momento festivo que será celebrado em fevereiro do próximo ano.

 

Reportagem e fotos: Patrícia Mirelly com colaboração do Seminarista Francisco da Paz

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts