Salve São José: Missa solene conclui festejos na Paróquia de Ponta da Serra, distrito de Crato

O mês de maio é iniciado com uma memória litúrgica muito querida ao povo cristão, a de São José Operário. Da Ponta da Serra às adjacências deste distrito, localizado em Crato, não há quem não reconheça o badalar do sino que anuncia o início da Santa Missa, na Matriz dedicada ao esposo da Virgem Maria, patrono dos trabalhadores. Há quase vinte anos, é a aposentada Maria Ferreira da Silva, carinhosamente chamada de “Maricô”, a responsável por manter esse costume, especialmente em dias festivos e solenes, como neste sábado.

O mesmo sentimento de satisfação que pulsa no coração de Maricô é partilhado pela aposentada Pureza. Centenária e vacinada contra a Covid-19, ela sentou-se no primeiro banco da Matriz Paroquial para participar da Eucaristia, presidida pelo bispo diocesano Dom Gilberto Pastana. Ano passado, por exemplo, isso não foi possível. A pandemia alastrando-se pelo Ceará, chegava ao Cariri, fechando as igrejas e impossibilitando a realização de festas patronais abertas ao povo.

“Queremos rezar por todos os trabalhadores, especialmente aqueles que labutam diariamente. O trabalho dignifica a vida. E cumprimentar todos os idosos que gostariam de estar aqui, mas estão representados pela Dona Pureza, de 101 anos”, disse o bispo. As restrições à pandemia atualmente limitam em 25% o número de participantes.

Na homilia, Dom Gilberto centrou sua reflexão em trechos da Carta Apostólica “Com o Coração de Pai”, publicada pelo Papa Francisco por ocasião do Ano Josefino. “Vocês tiveram essa bela vivência fortalecendo os Setores, carregando consigo essa imagem de São José, ‘pai na sombra de Jesus’. Só nos resta implorar dele a graça das graças: de viver com fidelidade o seu exemplo”.

Programação

A festa de São José Operário foi aberta com hasteamento da bandeira, no último dia 21 de abril, e missa presidida pelo vigário geral da Diocese e cura da Sé Catedral de Crato, Padre José Vicente Pinto. Sacerdotes que fizeram estágio pastoral ou diaconal também presidiram a Eucaristia durante o novenário preparatório, cujo tema fez referência ao Ano de São José e ao Ano da Família, celebrados em toda a Igreja: “Ide a José e encontrareis Jesus e Maria”. Além disso, a Imagem do Padroeiro percorreu em carro-andor toda a extensão da Paróquia, visitando cada comunidade.

“Era bonito vê, quando a gente passava nas estradas, a manifestação do povo e o carinho a São José. Nas capelas, tinha uma pequena comissão esperando, formada pelo Conselho Comunitário, esperando a chegada da Imagem, e aí tinha a Oração e a Consagração da Comunidade a São José. Foi tempo de a gente reavivar a esperança neste tempo de pandemia e para que a Esperança Pascal seja proclamada no dia a dia. Além disso, também fizemos um investimento no sistema de comunicação da paróquia, para que pudéssemos atingir muitos lares”, disse o pároco, Padre José Ricardo Barros.

A programação para este dia 1º de maio terá mais uma celebração eucarística às 16h, seguida de peregrinação motorizada pela sede do Distrito.

Catequese

A memória litúrgica de São José Operário foi instituída pelo Papa Pio XII, há 66 anos, para celebrar a importância do trabalho e da presença de Cristo e da Igreja no mundo operário.

Texto: Jornalista Patrícia Mirelly / Assessoria de Comunicação

Fotos: Jornalista Mychelle Santos / Assessoria de Comunicação