Rumo aos 300 anos de criação, primeiro Templo Católico do Cariri recebe visita do bispo diocesano

Missão Nova é um distrito pertencente ao município de Missão Velha, e fica localizado há cerca de 13 KM da sede. Lá está localizada a Capela de Santo Antônio de Pádua. Pioneira na evangelização do Cariri, a capela dedicada ao santo português, foi erguida no ano de 1725, pelo frade capuchinho, Frei Carlos Maria de Ferrara, tornando-se o primeiro templo católico da região.

Na noite desta segunda-feira, 30 de maio, abrindo o triênio em preparação ao jubileu de 300 anos de criação, a comunidade de Missão Nova recebeu a visita do bispo diocesano de Crato, Dom Magnus Henrique. “Minha alegria de celebrar com vocês esta noite e conhecer essa igreja tão bonita e de traz este grande legado na história desta região”, disse Dom Magnus, ao ser acolhido pelos fiéis.

Na ocasião, o bispo presidiu a missa de abertura dos festejos ao patrono do lugar, concelebrada pelo pároco de Missão Velha, Padre Antônio Luiz. Auxiliaram a celebração o Diácono Thiago Landim, que há mais de cinco anos serve à comunidade, e o neo-diácono Dalisramon Cruz, ordenado no último dia 25 de maio.

Uma santidade palpável

Em sua homilia, relembrando o exemplo de vida e santidade de Santo Antônio, Dom Magnus falou do convite de Deus que é feita a todos os homens e mulheres, a também ser santos. “Todos nós somos chamados a santidade, não apenas Santo Antônio, mas todos nós podemos viver a santidade. Deus quer que todos nós sejamos santos”.

Em suas palavras, o bispo diocesano apresentou uma santidade “palpável” e possível a todos aqueles que abrem o coração para viver segundo a vontade do Pai. “Você vai ser santo na luta do seu dia-a-dia, com as suas lágrimas, as suas alegrias, as suas quedas. Apesar das dificuldades da vida, das críticas, do julgamento do mundo, não tenha medo de fazer a vontade de Deus. A Igreja coloca as imagens nos altares para nos mostrar que a santidade é possível, para nos apresentar a vida de tantos homens e mulheres que buscando fazer a vontade de Deus, foram, diante da Igreja, reconhecidos como santos”.

Ao final da celebração, os fiéis se dirigiram ao patamar da capela, onde iniciaram uma pequena procissão ao redor do templo, dando três voltas. É uma tradição da comunidade, segundo os próprios moradores. Com velas nas mãos e entoando o “cântico da bandeira”, arrodeiam três vezes a capela antes do hasteamento do estandarte do padroeiro. Hasteada no alto do mastro,  a bandeira trazendo a imagem de Santo Antônio anuncia a todo o povo o inicio do tempo festivo.

Por Jornalista Mychelle Santos / Assessoria de Comunicação