Romeiros vivem expectativa para Romaria Virtual do Padre Cícero Romão

Compartilhe:

Na semana que antecede o dia 20 de julho, a romeira Jacivânia Rocha Gomes, de União dos Palmares – AL, organiza o transporte e começa a fazer ligações para aqueles que vão acompanha-la a Juazeiro do Norte, no interior do Ceará. São 530 km de distância ou 8h15 de viagem, compensadas pela certeza da proteção e da intercessão da Mãe das Dores e do Padre Cícero Romão Batista.

A Romaria do mês de julho recorda a morte do padrinho, ocorrida em 1934. Por causa da pandemia de Covid-19, este ano acontece de forma online, entre os dias 17 e 20. Jacivânia aprovou. “Serve para matar um pouquinho da saudade”, disse. A programação, segundo ela, deve permanecer “para o ano”. Dentre as preferências listadas, estão o “Cine Padre Cícero”, o programa “Espaço Sagrado”, o “Show do Chapéu”, além, é claro, da Missa do dia 20.

O mesmo sentimento é partilhado por Fagner Andrade, romeiro da cidade de Salgadinho – PE. Ele considera que “nada se sobrepõe ao encontro dos romeiros na Casa da Mãe das Dores, mas, neste momento, a romaria virtual é a possibilidade que temos para alimentar e enriquecer a espiritualidade”, ao ponto de fazer da própria casa uma “extensão do santo Juazeiro”.

Fagner é pesquisador da pós-graduação, por isso elencou os estudos referentes a Juazeiro e ao Padre Cícero como preferências na programação. “Além de alimentar e promover a espiritualidade, esses momentos fornecem conhecimentos que nos possibilitam aprofundar a trajetória do Padre Cícero nas terras do Cariri”, afirmou.

Para que romeiros como Jacivânia e Fagner continuem respeitando as medidas de distanciamento social, mas sem perder a conexão com a terra do padrinho, a TV Web Mãe das Dores será o veículo responsável por conectá-los à tradicional romaria do mês de julho, tanto pelo canal do Youtube quanto pelas redes sociais.

Dentre os convidados para as lives, estão o bispo diocesano de Crato, Dom Gilberto Pastana, a madrinha da nação romeira, Irmã Annette Dumoulin, e o pesquisador Renato Casimiro. A programação ainda tem conferência mediada pelo cardeal do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, show do chapéu com as músicas que embalam o coração dos romeiros, além de um programa especial sobre os espaços sagrados que não podem faltar ao itinerário deles quando desembarcam na terra do Padre Cícero.

Por Patrícia Mirelly 

Fonte: https://www.maedasdoresjuazeiro.com/

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts