Romaria de Frei Damião leva milhares de devotos a Araripe

Compartilhe:

No fim da tarde da terça- feira, dia 05 de novembro, milhares de devotos do frei Damião de Bozzano participaram da romaria que celebrou os 121 anos de seu nascimento. A concentração aconteceu em frente a Igreja Matriz de Santo Antônio. De lá os fiéis percorreram um quilômetro, rezando e cantando, em direção a Cruz do Monte.

No local existe dois marcos da passagem de frade italiano pela cidade: o Cruzeiro e a Capela dedicada a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. “Foi ele que deu o nome a santa dessa capela, fez toda benção para a construção e isso se tornou o sinal, nessa comunidade, da presença de frei Damião”, disse o padre Vileci Basílio Vidal, pároco de Araripe.

Romeiros de várias comunidades da cidade, de outros municípios e até outros estados participaram da peregrinação e da missa que encerrou a festa da padroeira e celebrou o aniversário natalício do religioso. Antônia Maria Andrade levou a pequena Maria Lívia, vestida em uma batina marrom, em referência a que o frade capuchinho usava. O ato foi realizado em forma de agradecimento por uma graça alcançada. “Eu tive um problema no final da gestação ai eu pedi a ele para abençoar que eu estivesse este ano aqui com ela, ai eu ia vestir ela de marrom em homenagem a ele”, disse ela em lágrimas.

Ao fim da missa foi dada a bênção do novo altar da Capela pelo padre José Vicente Pinto, vigário geral da diocese de Crato.

Para saber mais

Frei Damião de Bozzano era italiano e chegou ao Brasil em 1931 onde se dedicou, por 66 anos, as Santas Missões Populares.

Na região Nordeste ele viveu a maior parte de sua vida, passando por Araripe em 1987 e 1989.

O religioso faleceu em 1997 e teve o processo de beatificação aberto em janeiro de 2013. Hoje ele já é venerável.

 

Por: Jornalista Patrícia Silva- DRT 3815/CE

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts