Retiro de espiritualidade reúne padres da Diocese de Crato

Compartilhe:

Os padres da Diocese de Crato, junto com o bispo diocesano Dom Fernando Panico, estão reunidos, de 4 a 8 de julho, no Centro de Expansão Dom Vicente de Araújo Matos, em Crato- CE, participando do retiro de espiritualidade.

Além de meditações, reflexões e orações os presbíteros participam também de momentos de formação, que este ano tem Dom Henrique Soares da Costa, Bispo da Diocese de Palmares- PE, como assessor.

Dom Henrique Soares da Costa. (Foto: Reprodução)
Dom Henrique Soares da Costa. (Foto: Reprodução)

“Todo retiro é uma experiência de fé, um teste para a nossa fé, pois supõe basicamente: crer que Deus é realmente presente no mundo, crer que Deus faz conta de mim (cf. 139/138), crer que Deus me fala, crer que Ele concretamente falará nesses dias, e falará a mim, e crer que Deus me espera, espera uma resposta minha”, disse Dom Henrique sobre a importância deste momento.

O assessor definiu o retiro como uma experiência de disponibilidade para escutar, pois, segundo ele, a escuta é atitude fundamental daquele que realmente crê no Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo.

Concluindo o segundo dia de retiro, o clero da Diocese de Crato reunido reza a oração do Santo Terço. (Foto: Reprodução)
Concluindo o segundo dia de retiro, o clero da Diocese de Crato reunido reza a oração do Santo Terço. (Foto: Reprodução)

O desafio do silêncio também teve destaque durante a formação assessorada Dom Henrique. “Vocês são padres seculares, chamados a serem ‘pais’ na fé! Nunca serão bons padres, nunca serão mestres nas coisas de Deus, nunca serão sequer homens de Deus, se não souberem fazer silêncio. Não existe silêncio já pronto; nós o fazemos: primeiro ao redor de nós, depois dentro de nós! Num e noutro aspecto, o silêncio é uma luta”, disse.

O retiro de espiritualidade, que reúne os padres da Diocese de Crato, acontece anualmente, sempre no mês de julho, e propicia aos sacerdotes darem uma pausa nas atividades paroquiais para alimentarem a vocação, bebendo da fonte da Palavra de Deus e fortificando o espírito com a oração, para doarem- se cada dia mais o povo e à Igreja.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts