Com o intuito de marcar visivelmente a comemoração do centenário da diocese de Crato foi realizado, no triênio preparativo (2011-2013), o “Projeto marco das 100 capelas” que tinha como meta construir cem novos espaços celebrativos, porém na conclusão do ano centenário, em outubro de 2014, o total de capelas construídas ultrapassou, chegando a 142.
Um jubileu diocesano é realizado a partir dos aspectos: celebrativo, formativo e caridade. Dentro das diversas festividades que aconteceram na diocese, como os jubileus específicos e as peregrinações com a imagem da padroeira diocesana, Nossa Senhora da Penha, o projeto das novas capelas buscou marcar celebrativamente esse contexto nas pequenas comunidades, ao mesmo tempo em que contribuía com a formação delas dentro do que é proposto pela CNBB, “Comunidade de comunidades”, pois o espaço celebrativo é um lugar de convergência dentro da igreja.

“A existência de uma capela dentro de uma comunidade viabiliza a criação de conselhos, a descentralização dos serviços pastorais. Com esta intenção nós propusemos que ao longo da preparação para o centenário construíssemos 100 capelas, em alusão aos 100 anos da diocese. Nós estamos muito felizes, pois a adesão ao projeto foi tão grande que ultrapassamos o número desejado, mas ao lado deste número nós temos que enxergar o esforço, o interesse de cada um que contribuiu com estas construções. São 142 espaço que servirão para promover a vida das comunidades nos próximos centenários”, falou o Pe. Weslley Barros, secretário geral do centenário.
Todas as 142 capelas receberam uma placa identificando que a construção e inauguração aconteceram dentro do ano centenário. Do número total dos novos espaços celebrativos 6 estão na forania I, 14 na forania II, 57 na forania III, 18 na forania IV e 47 na forania V, tendo destaque a Paróquia Nossa Senhora da Penha, de Campos Sales (região foranea V) que construiu 21 capelas.





