Ao final da tarde deste domingo, 5 de novembro, dia em que a Igreja celebrou a Solenidade de Todos os Santos, dom Gilberto Pastana presidiu a missa de profissão perpetua da irmã Vanderlany Santos Silva, da Congregação das Irmãs Beneditinas Missionárias de Tutzing, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Juazeiro do Norte.
Foram dez anos de preparação para chegar a esse momento. “Entrei na congregação em Recife dia 10 de fevereiro de 2007, dia de Santa Escolástica, irmã de São Bento e hoje, dia de Todos os Santos, estou aqui, professando os votos perpétuos. Defino esse momento como gratidão plena”, recordou, emocionada, irmã Vanderlany.
Filha de José Alves da Silva e Maria de Lourdes Santos Silva, a neo professa não é a única, entre os quatorze filhos do casal, que optou pela vida religiosa. Irmã Vanilda Santos Silva, da mesma congregação, que tem doze anos de votos perpétuos, disse estar ainda mais feliz, pois agora a Vanderlany se torna para ela irmã duas vezes: “irmã de sangue e irmã de congregação”.
O rito da profissão perpétua, realizado dentro da Missa, iniciou com a chamada da professante, seguida da homilia do bispo, interrogatório e ladainha de todos os santos, onde foram dirigidas súplicas a Deus Pai pela intercessão da Virgem Maria e todos os Santos. Depois foi feita a profissão dos votos, consagração da professa e a bênção e entrega da aliança, selando o compromisso da religiosa com a congregação e toda a Igreja.
“Os marcados com o sinal do Senhor são convidados a crescer na santidade de Deus. Irmã, a senhora escutou o chamado do Senhor e porque escutou a senhora experimentou o seu amor. Ninguém faz uma opção definitiva de vida se não tiver feito esse encontro pessoal com Ele. Uma das grandes dificuldades de nossa evangelização é o encontro com o Senhor. Temos muitos batizados, mas poucos evangelizados. O evangelizado é aquele que faz o encontro com o Senhor e, fazendo esse encontro, muda radicalmente sua vida. Para aquele que encontra com o Senhor a vida toma outro significado, outra proporção. É só o reino que interessa, o reino em primeiro lugar. Creio que essa experiência é o que faz você hoje estar aqui, para que diante de Deus, da assembleia, das irmãs já consagradas se consagrar definitivamente a causa do reino”, disse dom Pastana incentivando a comunidade a permanecer rezando para que Deus faça com que ela seja perseverante na vocação.
Além de familiares e amigos da irmã Vanderlany, padres, diáconos, religiosas da congregação e de outras congregações da diocese de Crato também participaram da celebração. A prioresa das Beneditinas Missionárias de Tutzing, madre Madalena Mendonça, esteve presente e disse que se sente feliz com a opção de vida da neo professa e que conta com sua contribuição para integrar missão com a oração, exercendo o carisma da congregação.
Por: Jornalista Patrícia Silva (MTE 3815/CE)





