Após 11 meses de construção na noite de hoje, 20, os fiéis da Paróquia São Francisco das Chagas de Juazeiro do Norte- CE, um dos principais locais de romaria da Diocese de Crato, inauguraram a reforma da secretaria e do salão paroquial, com a presença dos Frades Capuchinhos deste município e do Provincial da Ordem, Província Ceará- Piauí, Frei Manoel Henrique Araújo.
A obra teve como objetivo dar aos fiéis um melhor acolhimento no atendimento e nas atividades pastorais, tendo destaque a preocupação nos detalhes de acessibilidade. Sala de recepção, sala de atendimento do pároco, auditório, espaços climatizados e uma nova entrada para o tão conhecido passeio das almas, foram as principais mudanças realizadas.

Segundo o pároco Frei Raimundo Barbosa Filho, que está à frente da paróquia há 18 anos, o planejamento foi um ato de coragem idealizado pelo Frei Raimundo Matos, que contribuirá com a vida de toda comunidade. “Ele teve coragem de fazer esta construção e eu fico feliz. A comunidade paroquial será beneficiada com estes espaços”, disse.
Espaços estes que para o Provincial é de suma importância para a vida da paróquia. “Estes novos ambientes irão favorecer reuniões, assembleias e encontros ajudando as pessoas a se prepararem para melhor trabalharem nesta paróquia”, falou.

A reforma na secretaria propicia uma maior hospitalidade na resolução das questões burocráticas e documentais da vida cotidiana dos paroquianos, melhorando o local de trabalho das secretárias e dos frades; o Auditório Frei Jesualdo de Cologno, antigo salão da pastoral do batismo, comporta 150 pessoas em um espaço totalmente renovado, desde os banheiros até o local de reunião. Ambas mudanças preservaram o modelo arquitetônico existente na Paróquia.
Os fiéis se demonstraram satisfeitos com as mudanças. “O espaço está bem organizado, reestruturado de forma arejada que facilita o bem-estar de todos aqueles que participam de encontros das pastorais e movimentos. Com certeza para nós é uma grande alegria a reestruturação destes espaços, pois eles se tornaram ambientes preparados para receber bem as pessoas”, afirmou a paroquiana Silvone Carvalho.

A construção, iniciada em 14 de julho de 2014, foi realizada em um espaço de 410 m² totalizando um investimento de aproximadamente 500 mil reais. Para o idealizador da obra, Frei Raimundo, a conclusão é definida como a realização de um grande sonho. “Hoje estamos vivendo um momento de louvor e ação de graças, pois um sonho da comunidade foi realizado. Nossa expressão é de gratidão a Deus, ao povo de juazeiro e aos romeiros pela partilha. Estes espaços foram pensados para servir a comunidade, se tornando um ambiente de vivencia eclesial” falou.
Na cerimonia de inauguração foram apresentados os comparativos da obra antes e depois da reforma, realizada a bênção dos novos espaços e o descerramento das placas, encerrando com um coffee break.





