Reforma da Matriz de São José do Limoeiro: Do Sonho à Realidade

Compartilhe:

A Capela de São José do Limoeiro tem sua história iniciada em meados de 1925, com a chegada do padre Climério Correia de Macêdo, do Rio de Janeiro a Juazeiro do Norte.

A Igreja foi construída pelo sacerdote no final da década de 1920, passando pela primeira reforma na década de 1970, já com uma estrutura imponente para a época, vislumbrando o que viria a ser o bairro Limoeiro.

Para estar como se encontra hoje, o templo contou com a valiosa contribuição da saudosa madre Neli Sobreira (falecida no último mês de julho), junto às Irmãs Missionárias de Jesus Crucificado e toda a comunidade.

De Capela à Paróquia

A Capela de São José inicialmente pertenceu à Paróquia de São Francisco das Chagas e, depois, à Paróquia Menino Jesus de Praga. Foi elevada à Paróquia em 2003 pelo quinto bispo da diocese de Crato, dom Fernando Panico, assumindo o território num arco de 4 km.

Hoje possui um total de nove comunidades, divididas em setores, que abrange os bairros Pio XII, Timbaúba, Limoeiro, Tiradentes, José Geraldo da Cruz, Planalto e Campo Alegre.

Como administradores paroquiais já estiveram os padres Carlos Alberto Siqueira do Nascimento e João Bosco Lima, e, desde o ano 2003, está como pároco, o padre José Adelino Martins Dantas.

O Sonho da Construção de uma nova Matriz

A igreja de São José do Limoeiro sempre foi um espaço religioso muito frequentado pelos fiéis, especialmente aos domingos e, após ser elevada à dignidade de Paróquia, as visitações aumentaram visivelmente, em especial, dentro da dinâmica de missão da Paróquia enquanto comunidade de comunidades.

Segundo o pároco, o sonho da reforma iniciou com o fato de a Igreja, aos domingos, receber um grande contingente de fiéis, superando sua capacidade, sendo assim necessário o acolhimento dos mesmos, sentados do lado de fora.

Em 2013, o padre Adelino consultou os paroquianos e o arquiteto padre Silvano Onofre, a respeito da necessidade da ampliação da igreja, que foi vista como necessária. Assim, já em fevereiro de 2014, a Paróquia recebeu das mãos do padre Silvano um projeto inicial de reforma da Matriz, que começaria a dar asas à realização do sonho.

Naquele mesmo ano, o padre Adelino propôs aos paroquianos iniciar ações para o levantamento de recursos que pudessem transformar o sonho em realidade.

Do lançamento da Pedra Fundamental ao Início da Obra

A pedra fundamental da obra foi lançada em março deste ano, durante a festa de São José do Limoeiro e contou com a presença do bispo dom Gilberto Pastana, junto à comunidade paroquial.

O projeto passou por várias etapas até chegar o momento de ser viabilizado para o início das obras, que tem hoje a assinatura do Engenheiro Dr. Paulo Souza. Já a execução foi assumida pela Construtora Engest, selecionada entre outras duas pelo Conselho Econômico da Paróquia.

A obra foi iniciada em 25 de setembro e está dividida em quatro etapas, estando a primeira (que contempla a construção dos alicerces) prevista para ser entregue dia dois de dezembro.

As próximas etapas, no entanto, dependerão de recursos arrecadados, necessitando assim do empenho de cada paroquiano para que um novo templo seja levantado, em prol do bem maior: a satisfação dos fiéis que procuram o conforto espiritual na casa de Deus.

Como ajudar?

Unida, a comunidade paroquial está desenvolvendo algumas ações em prol da arrecadação financeira, como um bingo que será realizado próximo dia nove de dezembro, após a missa das 17h, nas imediações da Igreja Matriz, que deve reunir paroquianos, também para um momento de confraternização.

A cartela pode ser adquirida nas comunidades da Paróquia ou nas missas dominicais, celebradas às sete da manhã e às cinco da tarde.

Mais informações de como ajudar nesta construção é só entrar em contato com a secretaria paroquial no telefone (88) 3572-1916.

Por: Pascom da Paróquia São José do Limoeiro

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts