“Recebe por este sinal (cruz) o Espírito Santo dom de Deus… A paz esteja contigo!”

Compartilhe:

“Recebe por este sinal (cruz) o Espírito Santo dom de Deus… A paz esteja contigo”, fazendo o sinal da cruz na fronte de cada crismando dom Gilberto Pastana repediu esta ação e estas palavras por 354 vezes neste sábado, dia 3 de dezembro. É que através da imposição de suas mãos 90 jovens da Paróquia Nossa Senhora das Dores, em Assaré, e 264 da Paróquia Menino Jesus de Praga, em Juazeiro do Norte, confirmaram sua fé recebendo o Sacramento do Crisma.

Após a liturgia da palavra na Santa Missa, a dom Gilberto foram apresentados, por cada pároco, aqueles que iriam se crismar, depois o bispo dirigiu suas palavras aos crismandos, aos padrinhos e aos pais, e em seguida proferiu sua homilia.  Diante da imagem de Jesus crucificado, os crismandos renovaram as promessas batismais. Logo após aconteceu o momento ápice da celebração: a unção com o óleo do Santo Crisma, simbolizando o recebimento dos sete dons do Espírito Santo (Sabedoria, Fortaleza, Temor de Deus, Conselho, Entendimento, Ciência, Piedade).

Na quadra da Escola Tiradentes, em Juazeiro do Norte, ficaram os crismandos e padrinhos/ madrinhas, e nas arquibancadas os pais dos crismandos. (Foto: Patrícia Silva)
Na quadra da Escola Tiradentes, em Juazeiro do Norte, ficaram os crismandos e padrinhos/ madrinhas, e nas arquibancadas os pais dos crismandos. (Foto: Patrícia Silva)

Este momento foi realizado de forma solene, com silêncio orante. O bispo dirigiu- se para a frente do altar, uma fila com os crimandos e padrinhos foi formada ao centro. Com o microfone na mão dom Gilberto perguntava o nome do crismando e dizia as palavras próprias do ritual deste sacramento: “Recebe por este sinal (cruz) o Espírito Santo dom de Deus (enquanto ungia com o Santo Óleo)… A paz esteja contigo! (apertando a mão do cirsmando)”. Também no microfone os crimandos respondiam o “amém” e “contigo também”, respectivamente às duas frases que o bispo citava.

De forma rápida e sem o som do microfone, dom Gilberto procurava interagir com os jovens perguntando se já sabiam o que queriam para a vida. Neste momento não havia música, somente a voz do bispo e dos que estavam se crismando. “O que mais me impressiona é a alegria no semblante de cada um”, afirmou dom Gilberto, com satisfação, sobre este momento.

Nas duas celebrações, dom Gilberto convidou os catequistas a irem até o altar e agradeceu a cada um o serviço de evangelização prestados nas comunidades.(Foto: Patrícia Silva)
Nas duas celebrações, dom Gilberto convidou os catequistas a irem até o altar e agradeceu a cada um o serviço de evangelização prestados nas comunidades.(Foto: Patrícia Silva)

Na Paróquia Nossa Senhora das Dores, a unção com o óleo do Crisma durou 29 minutos e 24 segundos, já na Paróquia Menino Jesus de Praga, aconteceu em 1 hora, 24 minutos e 53 segundos. Ao menor sinal de cansaço dom Gilberto, que permaneceu de pé o tempo todo, seguia com a voz firme e forte, ao passo que os crismandos também sorriam com firmeza no olhar e segurança na decisão que estavam tomando de assumirem verdadeiramente o seu batismo. Após este momento a celebração eucarística seguiu normalmente.

Em Assaré a celebração do Sacramento do Crisma aconteceu pela manhã na Matriz, e na Paróquia Menino Jesus de Praga, devido a quantidade de jovens, o Crisma foi realizado na quadra de uma escola próximo a sede paroquial.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts