Rádio Educadora do Cariri: 62 anos no ar

Compartilhe:

Era 22 de novembro de 1958, memória litúrgica de Santa Cecília, quando a Rádio Educadora do Cariri foi criada, na cidade de Crato, por Dom Vicente de Paulo Araújo Matos, então bispo auxiliar e presidente da Fundação Padre Ibiapina, com o apoio de Dom Francisco de Assis Pires, segundo bispo diocesano de Crato, e do Governo Federal, quando da criação da Rede Nacional de Emissoras Católicas (Renec).

Em 15 de fevereiro de 1959, há exatos 62 anos, a faixa AM da “porta-voz da Diocese de Crato” era inaugurada. E não demorou muito para mostrar sua força, sendo pioneira, por exemplo, na alfabetização de adultos ao transmitir aulas para as comunidades rurais por meio do Sistema de Rádio Cativo e da Organização Diocesana de Escolas Radiofônicas (Oder), da Fundação Padre Ibiapina. O Movimento Brasileiro de Alfabetização, o Mobral, que trabalhava na mesma perspectiva, surgiu quase dez depois.

Studio da Rádio Educadora do Cariri. Foto: Reprodução da Internet

Nestes sessenta e dois anos de existência, a Rádio Educadora do Cariri foi gerenciada pelo jornalista Pedro Gonçalves Norões, Monsenhor Gonçalo Farias Filho, José Correia Filho e, atualmente, por Geraldo Correia Braga Filho, fundador da Comunidade Católica Missão Resgate. O primeiro Conselho Administrativo foi composto por Dom Vicente (presidente) e pelos monsenhores Pedro Rocha de Oliveira e Rubens Gondim Lóssio (diretores), José Oliveira Lima e José Cirilo (diretor técnico), além de Huberto Cabral (diretor de radiojornalismo e esportivo).

Em 15 de fevereiro de 2019, com a migração da faixa AM para faixa FM, a Rádio Educadora não apenas manteve o público, como aumentou a audiência, passando a ser ouvida com menos ruído e interferência, inclusive em aplicativos de celular, por exemplo. A mudança contou com o apoio do bispo diocesano, Dom Gilberto Pastana de Oliveira, e do Clero, sob a proteção de Nossa Senhora Educadora, a quem a Rádio foi dedicada. A devoção, de origem italiana e difundida na Bahia, chegou ao Cariri cearense por meio da Congregação das Filhas do Coração de Maria.

Conservando a credibilidade, a independência e a liderança, apoiada pelos ouvintes e anunciantes, comemora mais um aniversário cumprindo fielmente o seu slogan: Rádio Educadora do Cariri, porta-voz da Diocese de Crato na difusão do útil , do bem e da verdade.

<< Inauguração da nova frequência da Rádio Educadora, em 15 de fevereiro de 2019. Foto: Arquivo da Diocese de Crato >>

Sintonize: Rádio Educadora do Cariri 102.1 FM

Na internet: https://www.radios.com.br/aovivo/radio-educadora-do-cariri-1021-fm/18894

Siga no Instagram: http://@radioeducadoradocariri

E no Facebook: https://www.facebook.com/radioeducadoradocariri102.1/

 

Por Huberto Cabral, radialista e memorialista, adaptado por Patrícia Mirelly, assessoria de Comunicação da Diocese de Crato

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts