“Quero cantar, ó Mãe, os teus louvores”: Bairro do Crato celebra a Imaculada

Compartilhe:

Embora o município do Crato não possua uma paróquia dedicada a Imaculada Conceição, várias comunidades a tem como padroeira, dentre as quais destaca-se o Distrito de Santa fé (Área Pastoral), no Bairro Granjeiro (Paróquia Nossa Senhora de Fátima) e o Bairro Muriti (Paróquia São Miguel). A festa ocorre dentro do tempo litúrgico do advento (preparação para o Natal do Senhor) e vai do dia 28 de novembro ao dia 08 de dezembro.

No bairro Muriti, a festa ocorre há quase quarenta anos, mas a devoção a Imaculada Conceição é bem mais antiga. Em meio a alguns fatos importantes da comunidade, um, em especial, merece evidência. Conta-se que o Padre Cícero, ainda impedido de Celebrar a Santa Missa no município de Juazeiro do Norte, por conta do “Milagre da Hóstia”, celebrava na primeira comunidade após a divisa com o município do Crato, lugar onde hoje está situado o bairro Muriti. A casa que o recebia para o Santo Sacrifício abrigava a imagem da Imaculada Conceição que ficava no oratório da família e atualmente se encontra no altar da capela. Assim, segundo os moradores mais antigos, Padre Cícero Romão Batista, esteve por diversas vezes diante da singela imagem da Imaculada.

O festejo deste ano traz como tema: “Maria Imaculada, plena da graça de Deus”, e busca refletir os méritos daquela que Deus Pai quis se servir para enviar seu filho ao mundo, Jesus, nosso Salvador.  O novenário é muito aguardado pelas famílias do bairro e pelos demais visitantes que participam anualmente; seja por parte dos convidados da própria paróquia ou daqueles vindos de mais longe.

Por Seminarista Marcus Vinícius Ricarto

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts