A opção preferencial pelos pobres e menos favorecidos é uma das principais características dos grupos de jovens da Pastoral da Juventude, onde a vivência grupal acontece a fim de difundir a ação evangelizadora.
A organização a partir dos grupos de jovens se dá por acreditarmos que este é um espaço de profunda valorização do protagonismo da juventude. Também chamado de “grupo de base”, apreciamos a importância do processo de formação integral do jovem, evidenciando cada etapa da vida individual, sendo partilhada em comunidade na busca da tão sonhada civilização do amor.
É através das reuniões que o grupo adquire sua identidade, seu jeito de ser e fazer igreja. Os encontros acontecem frequentemente com objetivo de rezar a sua realidade, avaliar a caminhada, refletir temáticas sociais, bem como aproximar os integrantes a fim de conscientiza-los do seu papel no grupo e na comunidade. Cada grupo de jovens tem seu jeito, mas na certeza da busca do mesmo objetivo: apresentar o Cristo que se fez homem no meio do povo.
Por fim, o grupo é lugar de amizade, de amadurecimento na fé, de socialização juvenil, de crescimento integral de si, do (a) outro (a), da comunidade, da sociedade, do projeto de vida e da vocação.
É apaixonante estar com a juventude, viver o nosso tempo, do nosso jeito, rezar com os elementos que nos lembram a história de tantos e tantas que ajudaram a construir o que hoje estamos vivendo, cantar as nossas canções, dançar cirandas, plantar e colher sonhos, esperança… É como dizia Antoine Sait Exupery: “Foi o tempo que dedicaste a tua rosa que fez dela tão importante”. Doar a vida em prol da evangelização da juventude é uma missão árdua, mas com toda certeza é uma missão prazerosa.






