Ao se aproximar do fim de mais um ano, os paroquianos e paroquianas de São Vicente de Paulo, em Barbalha, têm um motivo especial para agradecer. Há exatos doze anos, a capelinha situada no Bairro Alto da Alegria era elevada a paróquia, desmembrando-a da matriz de Santo Antônio, no dia 30 de dezembro.
Para recordar dia tão feliz, os moradores das treze comunidades pertencentes ao território paroquial, se reuniram em todo do patamar da igreja. Neste tempo de criação, muitas coisas aconteceram na paróquia, e para render graças a Deus por todas elas, uma missa em Ação de Graças foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Gilberto Pastana, na noite desta segunda-feira (30). A missa foi concelebrada pelos padres Francisco Marques (Pároco) e João Fernando (Aliança de Misericórdia).
No decorrer de doze anos, os paroquianos passam a fazer parte do cotidiano, uns dos outros, e aos poucos se tornam família. Segundo o bispo diocesano, uma família de Deus, unida pelo laço da fé. “A paróquia é a família de Deus. Se temos uma família de sangue, a paróquia nos une em uma família de fé. Aquelas pessoas que se juntam em torno de uma paróquia, de uma casa eclesial que acolhe todos os filhos e filhas de Deus. Todos são bem-vindos. A paróquia tem a porta aberta e larga para todos entrarem e recebem o anúncio de Deus. O tempo é lugar de aprendizado de como viver uma vida que agrada a Deus”, disse Dom Gilberto.
A Comunidade do distrito de Estrela, uma das treze que compõe a paróquia, realiza diversos projetos entre os moradores, como uma horta comunitária. As famílias produzem seus próprios alimentos, que também servem para tirar o seu sustento. Frutos de seu trabalho, carinho, e amor, como diz a canção, a comunidade presenteou Dom Gilberto com alguns dos alimentos cultivados por eles. Os presentes ofertados são um gesto de agradecimento pelos três anos de presença do bispo na Diocese de Crato.
O Coral das crianças, também da comunidade Estrela, homenagearam o bispo diocesano. As “estrelinhas”, como assim são chamadas, cantaram a música “Nossa Missão”.
Por Mychelle Santos / Assessoria de Comunicação













