“Propter Gratiam Suam”: Divulgado Brasão Heráldico de Mons. José Vicente

Foi divulgado, nesta sexta-feira (14), o Brasão Heráldico que acompanhará o ministério Episcopal do Monsenhor José Vicente, nomeado para a Diocese de Salgueiro (PE), no dia 29 de março de 2023, pelo Papa Francisco.

O brasão – ou escudo episcopal –  é caracterizado pelo chapéu com doze borlas pendentes, em cor verde. Abaixo a Cruz Pastoral dourada e sobre ela o escudo com os elementos que identificam cada bispo. Especialmente, este escudo, traz a inscrição “Propter Gratiam Suam” que significa “Em virtude da Tua Graça”, escolhido como lema episcopal do bispo eleito.

Brasão Heráldico – Mons. José Vicente

DESCRIÇÃO HERÁLDICA

Cortado, filetado de goles. O primeiro de jalde com um lírio ao natural sobreposto por um M de blau, partido de sinople com uma cruz vazada de argente e dentro dela um sol de 16 pontas. O segundo de blau, um cordeiro passante com a bandeira da vitória pascal assente em pedra de argente.

JUSTIFICAÇÃO E INTERPRETAÇÃO

Campo Dourado: O lírio é representação da figura do glorioso Patriarca São José, Patrono Universal da Igreja e Santo do qual ostenta o nome Dom José Vicente. O M sobreposto ao lírio, sinal da Virgem Maria e devoção particular do Bispo, demonstra a relação inseparável entre São José e Nossa Senhora, aos quais foram confiados os cuidados do Menino Jesus.

Campo Verde: A rosácea, em formato de Cruz no escudo, alude aos quatro CC do brasão da cidade do Crato, que significa “Crato, Cidade, Cabeça de Comarca”, expressão que remonta ao período do Frei Carlos Maria de Ferrara. Com ela se marcavam a fogo a criação de animais graúdos, simbolizando a riqueza primitiva da terra, a pecuária. O sol alude ao Cariri Cearense, situado no sopé da Chapada do Araripe, termo indígena que se traduz como “Lugar onde nasce o sol”, região da qual provém o Bispo.

Campo Azul: O Cordeiro assume a figura teológica do próprio Cristo, conforme associado pelo Batista: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo” (Jo 1,29). Na arte e na simbologia icônica cristã, Cristo é frequentemente representado por um cordeiro com a bandeira da vitória pascal. O cordeiro era o animal sacrificado como oferta a Deus em reparação aos pecados. Através da pedra, procurou-se reverenciar a figura de Nossa Senhora da Penha, Padroeira do Crato-CE – Diocese de origem de Dom José Vicente –, isto porque a palavra Penha significa pedra, rochedo.

Foto Oficial_ Monsenhor José Vicente