Primeiro padre da diocese de Imperatriz- MA é ordenado bispo e dom Pastana foi um dos ordenantes

Compartilhe:

Na última quarta- feira, dia 21 de novembro, o monsenhor Francisco Lima Soares, primeiro padre da diocese de Imperatriz- MA nomeado para integrar o Colégio Episcopal, foi ordenado bispo. A celebração aconteceu na Catedral Nossa Senhora de Fátima, em Imperatriz, e teve como um dos ordenantes, o bispo da diocese de Crato- CE, dom Gilberto Pastana.

A celebração reuniu centenas de fiéis que, atentamente, participaram de cada parte da liturgia. Após a leitura da Bula Papal e homilia, foi rezada a Ladainha de Todos os Santos, enquanto o eleito estava deitado sob o chão do presbitério. Logo mais, o monsenhor foi ungido com o Óleo do Crisma e o Livro dos Evangelhos colocado em cima de sua cabeça.

Acolhido pelos bispos, a celebração eucarística seguiu e, ao final, foi lida a ata de ordenação. A partir da celebração, dom Francisco Lima Soares passa a ter o ministério ordenado ligado à sucessão dos apóstolos. O anel episcopal, colocado em sua mão direita, representa o sinal da fidelidade à Igreja e a mitra, esplendor e santidade; já o báculo simboliza cuidado com o rebanho, fazendo referência ao serviço pastoral.

A Diocese de Imperatriz foi a primeira Diocese administrada por dom Gilberto Pastana e, durante os anos de missão episcopal em terras maranhenses, ele criou vínculos de amizade com várias pessoas, dentre eles, o então monsenhor Francisco, motivo pelo qual o fez ser convidado para participar, como um dos bispos ordenantes, deste momento tão importante de sua vida.

Ser Bispo

Em entrevista a TV Mirante, logo após sua nomeação, o eleito monsenhor Francisco disse encarar a missão se der bispo com muita humildade. “Pra mim é uma responsabilidade muito grande, do ponto de vista da Igreja Católica, de poder, com humildade, desempenhar este trabalho. Até porque não é um título de honraria, mas um título de serviço”, falou.

O Papa Francisco nomeou o monsenhor Francisco como bispo da vacante diocese de Carolina, no Estado do Maranhão, no dia 19 de setembro.

Catedral de Imperatriz cheia de fiéis. (Foto: José Bispo)

Trajetória

Dom Francisco Lima Soares nasceu em Araguatins- TO, em 21 de novembro de 1964. Estudou Filosofia e Teologia no Instituto de Estudos Superiores do Maranhão (IESMA), em São Luís, de 1984 a 1990. Sua ordenação sacerdotal aconteceu em 15 de julho de 1990.

Em 1999 foi estudar na França, na Universidade Católica de Paris, onde graduou-se em Ciências Sociais e Econômicas. Na mesma universidade, nos anos de 2001 a 2003, fez mestrado em Sociologia. Já de 2011 a 2013, em Assunção, capital do Paraguai, cursou doutorado em Ciências da Educação.

Na Diocese de Imperatriz e no regional Nordeste V da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) exerceu diversas missões como, por exemplo, pároco, promotor vocacional, vice-presidente da Comissão Regional do Clero, diretor de TV, presidente da Associação dos Presbíteros do Maranhão e assessor diocesano de Pastoral da Juventude.

Atualmente estava como administrador da diocese de Imperatriz, pároco da Catedral Nossa Senhora de Fátima, membro do Conselho Econômico e Vigário Geral da diocese.

 

Imagens: José Bispo (Diocese de Imperatriz- MA)

Texto: Jornalista Patrícia Silva (MTE 3815/CE)

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts