No calendário de celebrações de Missão Velha, 2023 assinala os 275 de criação da Paróquia na Freguesia dos Cariris Novos, atual cidade de Missão Velha. Erguida em 28 de janeiro de 1748, sendo desmembrada do município de Icó, é a paróquia mais antiga da Diocese de Crato.
Para celebrar os anos decorridos, e a fé de homens e mulheres que, com a vida, escreveram a história que orgulhosa o povo missaovelhense, uma programação especial foi pensada. Com o tema “275 de história, oração e evangelização”, os paroquianos de São José festejaram o jubileu paroquial.
O cume dos festejos aconteceu no último sábado (28), quando no Altar do Senhor, sob os auspícios do patrono São José, uma multidão de fiéis participou da Eucaristia. “Jubilai povo missãovelhense, nesta terra de vastas histórias, porque nossa paróquia festeja tantos anos de lutas e glórias”, entoava o povo, em alta voz.
Numa ocasião como esta, o bispo de Crato, Dom Magnus Henrique, recordou aos fiéis o verdadeiro sentido de celebrar estes anos de história.
“Hoje não estamos aqui para recordar apenas os fatos históricos de uma caminhada, estamos aqui porque esta história foi uma história que começou – e permanece – no coração de Deus. Hoje nós temos a responsabilidade de, primeiro, louvar e agradecer a Deus, mas ao mesmo tempo, de colocar o nosso coração em Deus, para que esta história permaneça. Passaremos, como tantas pessoas já passaram, mas a Igreja de Jesus Cristo é a Igreja que permanece. Celebrar 275 anos de história é agradecer a Deus e, sobretudo, pedir a conversão do nosso coração, como Igreja”, disse.
A imponente Matriz de São José, originou-se da Igreja de Nossa Senhora da Luz – primeira padroeira da comunidade paroquial. A mãe gerou essa paróquia na luz de seu filho, Jesus Cristo. Em março de 1760, Nossa Senhora dá lugar ao seu casto esposo, e a imagem de São José é entronizada no altar da Igreja onde, até hoje, cuida e protege todos os seus filhos diletos.
Em virtude do jubileu paroquial, os fiéis também receberam a Benção Apostólica, dada pelo bispo diocesano. A Bênção Apostólica pode-se referir à tradicional bênção que o Santo Padre, o Papa, ministra, em ocasiões especiais como Natal e Páscoa. A benção também pode ser dada, pelo bispo diocesano, três vezes por ano, na própria diocese, nas festas à sua escolha.
Como marco da passagem dos 275 anos de sua criação, uma placa foi colocada na fachada da Igreja matriz.
Galeria de Fotos: clique aqui.
Para saber mais sobre a história da Paróquia São José, em Missão Velha, acesse o link: https://pascommv.wordpress.com/a-paroquia/
Por Assessoria de Comunicação